Anúncios

Fã do campeão paralímpico Maciel Santos, Pamela Rakelly da Silva, 15, possui medalha nacional em disputa sub-21 e será uma das 78 esportistas da primeira competição do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no Maranhão; evento também terá provas de atletismo neste sábado, 25

Anúncios

Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2024 será realizado neste sábado, 25, em São Luís (MA) e trará 78 atletas com deficiência para competir em provas de atletismo e bocha na Universidade Federal do Maranhão. Esta será a primeira competição realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no Estado.

✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp

Na capital maranhense, as provas serão Seletivas estaduais de competições voltadas a atletas em desenvolvimento: Paralimpíadas Escolares, Paralimpíadas Universitárias e Intercentros (disputas entre alunos dos Centros de Referência do CPB, com idade de 7 a 10 anos). As provas de pista e campo receberão 60 competidores, enquanto as canchas de bocha contarão com 18 atletas.

Anúncios

Uma das atletas que irá buscar a medalha de ouro nas partidas de bocha será a maranhense Pamela Rakelly da Silva, 15. A atleta chega à competição em casa após ganhar a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Jovens, para atletas com até 21 anos, disputado em abril, em Curitiba (PR).

Na classe BC2 (atletas que não recebem assistência). Em 2023, a maranhense obteve o título da regional de Belém (PA) das Paralimpíadas Escolares e a medalha de bronze na etapa nacional da mesma competição. 

Anúncios

As conquistas da atleta já chamaram atenção da comissão técnica da Seleção Brasileira de jovens. Em maio, dos dias 6 a 11, Pamela esteve no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para sua primeira semana de treinamento com o grupo.

Mãe de Pamela, Maria Nazaré da Silva destacou que o esporte passou a fazer parte da rotina da jovem há um ano, por convite de um treinador, e provocou uma grande transformação na vida da atleta, que tem paralisia cerebral. “Ela saiu de dentro do quarto. Antes, era da escola para a cama, não tinha vontade de fazer nada. Agora, quando tem um evento, ela é a primeira a se arrumar para sair. Já nos preparando para tirar o passaporte e a imagino subindo em muitos pódios”, disse.

Anúncios

A jovem afirmou que se sente realizada com seu desenvolvimento no esporte. “Eu estou muito feliz de competir em casa e quero ganhar mais uma vez. Essa competição é muito importante para eu poder viajar novamente e competir em São Paulo”, celebrou. 

Pamela tem entre suas referências Maciel Santos, campeão paralímpico de Londres 2012 e também da classe BC2. Ela teve oportunidade de conhecê-lo no CT Paralímpico. “O Maciel foi muito gentil com ela. Disse que é uma atleta muito concentrada e que presta atenção em todas as orientações do treinador, o que é muito importante”, lembrou a mãe.

Anúncios

Gabriel Leal, treinador da Associação Maranhense de Bocha (AMAB) e técnico da atleta, contou ter visto Pamela e a mãe em um parque e apresentado o esporte para elas. “A Pamela se apaixonou pela modalidade. A evolução dela como atleta está muito boa. Ela é motivo de orgulho para nós, por seu desenvolvimento na modalidade e também como pessoa. Está sendo maravilhoso fazer parte desta história”, disse o treinador.

Neste sábado, também haverá uma etapa do Meeting Paralímpico Loterias Caixa em Manaus (AM), com disputas em três modalidades: atletismo, natação e halterofilismo.

Anúncios

Meeting Paralímpico em 2024
A temporada do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de 2024 começou em fevereiro com etapas simultâneas em Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC). O evento já passou, também, por Florianópolis (SC)Porto Velho (RO)Curitiba (PR)Cuiabá (MT)Salvador (BA)Campo Grande (MS)Goiânia (GO)Aracaju (SE)Recife (PE)Palmas (TO)Belo Horizonte (MG)João Pessoa (PB)Natal (RN)Vitória (ES)Rio de Janeiro (RJ)Fortaleza (CE)Boa Vista (RR) e Teresina (PI).

Neste ano, o evento oferece mais modalidades e passará por todas as capitais brasileiras. Em 2024, além de competições de atletismo, natação e halterofilismo organizadas pela Diretoria de Esportes de Alto Rendimento (DEAR) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), os Meetings também recebem etapas regionais de competições organizadas pela Diretoria de Desenvolvimento Esportivo (DDE): Paralimpíadas EscolaresParalimpíadas UniversitáriasParalimpíadas Militares e Intercentros (competição entre alunos dos Centros de Referência do CPB, projeto que aproveita espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento). Com isso, os Meetings passam a abrigar também disputas em três novas modalidades: bocha, tiro com arco e tiro esportivo.

Anúncios

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Entre 2021 e 2023, reunia provas de atletismo, natação e halterofilismo, sendo que cada cidade sediava disputas de, pelo menos, uma dessas modalidades.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a etapa do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de São Luís podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no Twitter, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98506-2064.

Deixe um comentário

Tendência