Anúncios

Segundo levantamento realizado pela Defesa Civil, 32 municípios maranhenses estão em situação de emergência por causa das chuvas, são eles: Monção, Santa Inês, Satubinha, Arari, Formosa da Serra Negra, Jenipapo dos Vieiras, Buriticupu, Barra do Corda, Cantanhede, Palmeirândia , Governador Nunes Freire, Boa Vista do Gurupi, Carutapera, Lago da Pedra, Trizidela do Vale, Bacabal, Pindaré-Mirim, Lagoa Grande do Maranhão, Conceição do Lago-Açu, Tuntum, São João do Sóter, São Roberto, Colinas, Cachoeira Grande, Anapurus, Grajaú, Barreirinhas, Matões do Norte, Pedro do Rosário, Peri Mirim, Turilândia e São Bento. Por isso, a Equatorial Maranhão reforça a importância de redobrar os cuidados durante a ocorrência de chuvas intensas, especialmente para evitar acidentes relacionados à energia elétrica.

Anúncios

Em situações de alagamentos em residências, é importante lembrar que a água pode conduzir eletricidade e, quando há inundações, os cabos elétricos podem ser atingidos pela água, representando grande risco de curto-circuito, choque elétrico e incêndio. Em casos de chuvas intensas, o ideal é permanecer dentro de casa, mas se uma chuva surgir de repente, o recomendado é evitar locais abertos como praias e campos de futebol e nunca se abrigar perto de postes, árvores ou lagos. Para a zona rural, onde é comum a criação de animais em pastos e demarcação de propriedades com cerca, é necessário realizar o aterramento do cercado, para proteger o perímetro contra raios e curtos-circuitos.

✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp

A Equatorial Maranhão reforça dicas importantes para garantir a segurança da população e evitar acidentes com energia elétrica:
• Se perceber algum sinal de alagamento em sua residência, desligue a energia elétrica na chave geral (disjuntor), antes que a água atinja as tomadas e os equipamentos elétricos;
• Não entre em contato com a água onde haja equipamentos elétricos inundados, pois ela pode estar energizada;
• Quando a chuva vier com raios e trovões, retire a tomada de equipamentos mais sensíveis e não faça isso descalço;
• Não faça manutenção em telhados e cercas elétricas devido ao risco de ser atingido por descargas atmosféricas (raios).
• Em caso de alagamento, siga todas as orientações da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Só volte ao local quando o nível da água baixar. Aguarde a inspeção e liberação da rede elétrica por parte das autoridades competentes.

Anúncios

O que fazer em casos de acidentes?
Para corrigir uma vítima que recebeu uma descarga elétrica é preciso ter cuidado. Mantenha a calma, ação o Corpo de Bombeiros, nº 193, e o SAMU, nº 192. Não toque na vítima em hipótese alguma. Para casos de equipamentos energizados, desligue imediatamente o interruptor. Quando a fonte de alimentação do choque elétrico for tratada da rede de distribuição de energia, entre em contato com a Central de Atendimento da Equatorial Maranhão pelo número 116.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no Twitter, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98506-2064.

Deixe um comentário

Tendência