Na região dos Cocais, a equipe do Comitê de Cultura do Maranhão participou de reuniões técnicas com a Secretaria de Educação de Codó e a equipe de coordenadores do Liceu Maranhense. A pauta em questão foi a participação do Comitê como organizador de ações formativas por meio da 2° etapa da Caravana Meu Lugar Fala a serem ministradas durante a realização da 9° Feira Literária e da 9° Semana Municipal de Ciência e Tecnologia de Codó de 11 a 14 de novembro. Um Termo de Cooperação Técnica entre o Comitê e a administração municipal deverá ser assinado para a execução das atividades.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
Durante a 9 °Feira Literária Codoense e a 9° Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, o Comitê de Cultura do Maranhão estará presente com um conjunto de ações de capacitação e fortalecimento cultural voltadas à qualificação de estudantes, artistas, produtores e agentes culturais da região.
Dentro da programação será realizado o Encontro Estadual de Culturas Populares e Tradicionais com a participação de diversos mestres e mestras culturais. Entre os temas abordados: Entre rezas, toadas e corpos em movimento: o Bumba meu boi como expressão da resistência cultural com Edilson Viana, Eliete Marques do Nascimento, Maurício Souza dos Santos, Orlando Matos e Samuel de Oliveira Sales.
Na segunda mesa o tema abordado será Corpos que contam histórias: o Xaxado e a Cultura Junina como Patrimônio Vivo com Orlando Matos, David Frazão de Sousa Filho, Valdimar da Silva Pinto, Wellington Raul, Vitor Campos e Wellington Raul. Apresentações culturais também constam na programação: Cultural de Tambor de Crioula dos alunos da Escola Renato Acher (MICA).
Um curso de Formação sobre Sistema de Cultura e Políticas Culturais voltado para a prática de elaboração de projetos culturais será ministrado por Claudia Marreiros, que também ministra oficina sobre Formação em Tecnologias Digitais e Comunicação Estratégica.
“A atividade tem uma importância cultural, educativa e simbólica muito profunda, pois, estamos em Codó, reconhecida como um polo de cultura viva e ancestral, onde os terreiros preservam saberes tradicionais afro-brasileiros e o Terecô, ritmo genuíno da região, ecoa a identidade e a memória das comunidades. É uma cidade onde a tradição, a espiritualidade e a música caminham juntas, fortalecendo a diversidade cultural do Maranhão”, disse a coordenadora geral e executiva do Comitê de Cultura, Nadir Cruz. As atividades do Comitê de Cultura acontecem no período de 12 a 14 de novembro no espaço da Carreta Digital.
Para o secretário de Educação de Codó, Ricardo Torres, a participação do Comitê de Cultura do Maranhão na 9° Feira Literária Codoense e na Semana Municipal de Ciência e Tecnologia é uma iniciativa de grande relevância para o fortalecimento da educação e da cultura em nosso município. “Essas ações fortalecem a integração entre educação, ciência, tecnologia e cultura, promovendo um ambiente de inovação e valorização do conhecimento, e mostrando que a educação vai muito além da sala de aula: ela se constrói também na experiência, na arte e na troca de saberes. É uma ação que preserva saberes ancestrais, fortalece identidades coletivas e promove a valorização das tradições populares”, afirmou.
Sobre o Comitê:
O Comitê de Cultura do Maranhão é um espaço de articulação, mobilização social, comunicação e formação em direitos e políticas culturais. O programa é desenvolvido a partir do edital lançado pelo Ministério da Cultura. Com atuação estruturada em três eixos: Mobilização e Redes; Formação e Apoio Técnico; Comunicação e Difusão, o Comitê de Cultura do Maranhão busca fortalecer o diálogo entre artistas, gestores, produtores, comunidades e instituições. O objetivo é garantir que as vozes e demandas locais sejam ouvidas, promovendo inclusão, diversidade e valorização das expressões culturais maranhenses.
Essas formações integram o compromisso do Comitê de Cultura do Maranhão em democratizar o acesso ao conhecimento, valorizar os saberes locais e fortalecer a atuação dos fazedores e fazedoras de cultura, promovendo uma cultura viva, inovadora e conectada com os desafios do presente.
Participaram da reunião, o secretário de Educação de Codó, Ricardo Torres, os professores Diego, Ellen Alves Fernandes, Raquel Pinho e Laryssa Porto, a coordenadora geral e executiva do Comitê de Cultura, Nadir Cruz, e as coordenadoras metodológicas, Carolla Ramo e de Comunicação, Yndara Vasques.
Programação:
ENCONTRO ESTADUAL DE CULTURAS POPULARES E TRADICIONAIS
MESA 1: Entre rezas, toadas e corpos em movimento: o Bumba meu boi como expressão da resistência cultural
HORÁRIO: 10h até 11h30
Palestrantes: Edilson Viana e Eliete Marques do Nascimento, Maurício Souza dos Santos, Orlando Matos e Samuel de Oliveira Sales
LOCAL: Auditório do Liceu Codoense Nagib Buzar
Apresentação Cultural de Tambor de Crioula dos alunos da Escola Renato Acher (MICA)
HORÁRIO: 11h30 até 12h
LOCAL: Praça São Sebastião
MESA 2: Corpos que contam histórias: o Xaxado e a Cultura Junina como Patrimônio Vivo
HORÁRIO: 13h00 até 14h30
Palestrantes: Orlando Matos, David Frazão de Sousa Filho, Valdimar da Silva Pinto, Wellington Raul, Vitor Campos e Wellington Raul –
LOCAL: Auditório do Liceu Codoense Nagib Buzar
CURSO DE FORMAÇÃO SOBRE SISTEMA DE CULTURA E POLÍTICAS CULTURAIS
Voltado para a prática de elaboração de projetos culturais
HORÁRIO: 15h00 até 18h
Oficineira: Claudia Marreiros
LOCAL: Auditório do Liceu Codoense Nagib Buzar
CURSO DE FORMAÇÃO EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA
Módulo 1
HORÁRIO: 10h00 até 11h30
LOCAL: Sala ou Biblioteca do Liceu Codoense Nagib Buzar
Módulo 2
HORÁRIO: 13h00 até 14h30
LOCAL: Carreta Digital do Liceu Codoense Nagib Buzar
DIA 13 DE NOVEMBRO
CURSO DE FORMAÇÃO EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA
Módulo 1
HORÁRIO: 10h00 até 11h30
LOCAL: Sala ou Biblioteca do Liceu Codoense Nagib Buzar
Módulo 2
HORÁRIO: 13h00 até 14h30
LOCAL: Carreta Digital do Liceu Codoense Nagib Buzar


Deixe um comentário