Iniciativa passou por Salvador e Belo Horizonte e, agora, chega à capital maranhense nos dias 17 e 18 de setembro, com painéis e discussões que refletem sobre a luta antirracista e antissexista de Lélia Gonzalez
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
Em homenagem aos 90 anos do nascimento e 30 anos do falecimento de Lélia Gonzalez, o Projeto Memória resgata vida e obra da escritora e ativista em uma série de atividades itinerantes por 7 capitais brasileiras até agosto de 2025. A iniciativa já passou por Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG) e tem sua próxima parada nos dias 17 e 18 de setembro, no Convento das Mercês, na Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB).
A iniciativa da Fundação Banco do Brasil, produzida pela Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC), contará com apresentação de um videodocumentário acerca da trajetória da homenageada, na abertura do evento, seguida de dois dias de seminários, com palestras de autoras, ativistas e estudiosas do pensamento de Lélia.
Referência mundial do feminismo negro e uma das maiores pensadoras do Brasil, sendo pioneira no debate público acerca de raça e gênero, Lélia terá sua contribuição intelectual revisitada de modo didático, por meio do Projeto Memória. O projeto consiste principalmente na realização de uma exposição com 18 painéis representando o legado da autora, seguida de seminários sob o tema Caminhos e Reflexões Antirracistas e Antissexistas, que ficará em cartaz até o dia 18 de outubro.
Ao longo da realização do projeto, a expectativa é de que mais de 14 mil estudantes da rede pública de ensino participem presencialmente das atividades em todas as capitais programadas.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário