Feira Emaranhadas celebra o Dia da Amazônia nesta quinta-feira (05)

A feira contará ainda com apresentações dos grupos femininos Maracatu Baque Mulher São Luís e Ellas do Forró, que animarão o evento durante toda a manhã

Em celebração ao Dia da Amazônia, que acontece nesta quinta-feira (05 de setembro), a terceira edição da Feira Emaranhadas – Mulheres e Suas Resistências na Amazônia Maranhense ocorrerá na Praça Deodoro, no centro de São Luís. O evento, que terá início às 8h, destaca a força e a resiliência das mulheres da região, com uma programação dedicada às produções femininas da agricultura familiar, artesanato e alimentação.

Anúncios

A feira contará ainda com apresentações dos grupos femininos Maracatu Baque Mulher São Luís e Ellas do Forró, que animarão o evento durante toda a manhã. Essas atividades são parte de um esforço maior para promover a autonomia econômica das mulheres e ressaltar a importância das práticas sustentáveis na preservação ambiental.

A Amazônia Maranhense enfrenta desafios ambientais críticos, com uma das maiores taxas de desmatamento da região. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) revelam que, entre agosto de 2022 e julho de 2023, o bioma maranhense perdeu cerca de 980 km² de floresta, representando aproximadamente 7% do desmatamento total registrado na Amazônia Legal. Este desmatamento tem consequências graves para a biodiversidade local e ameaça a sobrevivência das comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas.

Anúncios

No contexto de degradação ambiental e crises climáticas, as mulheres desempenham um papel crucial na manutenção de práticas sustentáveis que garantem a segurança alimentar e ajudam a mitigar os efeitos negativos do desmatamento. A Feira Emaranhadas surge como uma resposta a essas questões, promovendo a autonomia econômica das mulheres e incentivando práticas agrícolas e artesanais sustentáveis.

Karoline Ramos, coordenadora geral do evento, destaca que “a realização do projeto é pautada na necessidade de enfrentar e sensibilizar sobre os impactos negativos dos processos econômico-desenvolvimentistas na região amazônica, especialmente em relação à devastação ambiental, violência e invasão de terras, que afetam diretamente a vida das mulheres e aumentam sua vulnerabilidade.”

Anúncios

Além disso, a feira visa combater a poluição e os impactos das mudanças climáticas que afetam a qualidade de vida e a saúde das comunidades locais. Em São Luís, a poluição do ar já ultrapassa os limites estabelecidos pelo CONAMA, comprometendo recursos naturais essenciais para a subsistência e a biodiversidade local.

Organizada pela Rede Emaranhadas, em parceria com o Coletivo Reocupa e com o apoio do Fundo Casa Socioambiental, Elas+ Doar para Transformar, Amazônia de Pé e Instituto Clima e Sociedade (ICS), a Feira Emaranhadas não é apenas uma celebração do Dia da Amazônia, mas também um ato de resistência e um passo em direção a um futuro mais sustentável e justo para a região.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios