Anúncios

Ao longo do primeiro semestre de 2024, o projeto passou pelos estados do Maranhão, Pará e Ceará.

Anúncios

Iniciada no último mês de março, a programação especial de comemoração dos 15 anos de atividade do grupo maranhense Xama Teatro, o projeto “O Teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias”, já conquistou milhares de brasileiros em sua passagem por estados como o Maranhão e o Pará. No Ceará, a companhia mantém o sucesso e segue a todo vapor com ações formativas e espetáculos gratuitos em Fortaleza, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal.

✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp

A etapa final do projeto na capital cearense, assim como na primeira semana, também contará com atividades gratuitas e abertas ao público. Serão duas ações formativas entre os dias 13 e 15 de maio, no Porto Iracema das Artes: a oficina “Criação + Produção = Autogestão”, por Nádia Ethel, das 9h às 12h; e a oficina “A Construção da Cena”, por Nicolle Machado, das 15h às 18h.

Anúncios

Segundo a dramaturga argentina Nádia Ethel, que atua também como produtora e roteirista no grupo, as ações formativas funcionam como espaços de intercâmbio e aprofundamento das pesquisas que as integrantes do Xama Teatro já fazem desde 2008.

“Nosso intuito é gerar e compartilhar conhecimento, assim como democratizar o acesso ao conhecimento para artistas, pessoas que estão ligadas nos processos artísticos e aos que têm interesse em continuar aprendendo e reformulando suas experiências dentro dos meios artísticos e, particularmente, das artes performativas, como são as teatrais”, destacou a produtora.

Anúncios

Outros destaques ocorrerão nos dias 16 e 17 de maio: os elogiados espetáculos “A Besta Fera – Biografia Cênica de Maria Aragão” e “A Carroça É Nossa”, respectivamente. Ambos às 19h, no Teatro Dragão do Mar.

Dirigido por Gisele Vasconcelos e estrelado pela atriz Maria Ethel, “A Besta Fera” trata da história da líder comunista maranhense Maria Aragão, que lutou para que seus filhos fossem alguém na vida, lutando contra o preconceito por ser mulher, negra, nordestina e pobre, cursando Medicina no Rio de Janeiro, nos anos 40, do século XX.

Anúncios

Do Prêmio Myriam Muniz (em 2007) ao Prêmio Sated-MA (em 2009 – por melhor espetáculo e melhor atriz), o espetáculo é marcado por destacar uma história de pobreza extrema em busca da superação da fome, do preconceito e da agressão.

Já “A Carroça é Nossa” é um espetáculo de teatro de rua que traz a história de quatro personagens centrais: Pedoca (Lauande Aires), Cecé (Renata Figueiredo), Toinha e Joaninha (Cris Campos). Na narrativa, o quarteto parte em uma jornada em busca do animal para puxar uma carroça, que acreditam ser o veículo mágico de transporte até os seus sonhos. Durante a busca, percebem que seus destinos não se cruzaram à toa e que precisam desvendar um enigma que envolve a carroça.

Anúncios

Os ingressos de toda a programação podem ser retirados por meio do Sympla, no endereço: https://www.sympla.com.br/produtor/xamateatro.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no Twitter, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98506-2064.

Deixe um comentário

Tendência