A programação gratuita oferece shows, poesia, performances, artes visuais, cinema e rodas de conversa
O Feminino Instrumental, a 4ª edição do Festival Feminino, foca no protagonismo das mulheres na música instrumental. Pela primeira vez, será realizado em São Luís, de 9 a 11 de maio, quinta a sábado, no Teatro Arthur Azevedo e Cinema Sesc Deodoro, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
A edição especial instrumental inclui quatro capitais do Brasil: além de São Luís (MA), Belém (PA) de 2 a 5, Vitória (ES) de 17 a 19 e São Paulo (SP) 21, 25 e 26 de maio.
A programação é gratuita e oferece ao público shows com grandes instrumentistas do cenário nacional, grupos locais e DJs. Além da música, traz intervenções poéticas, performances, artes visuais com VJs e sessões de cinema, em mostras de filmes com protagonismo feminino e que dialogam com os temas do festival.
A música instrumental no Festival Feminino 2024, em São Luís, vem representada pelos shows da Funmilayo Afrobeat Orquestra, Lívia Mattos, Thaynara Oliveira e da FemmeFusion.
Acesse a programação detalhada
O feminino na música instrumental. Todos os avanços conquistados para as mulheres são motivos de celebração, entretanto, ainda há um longo caminho adiante. Desde 2018, o Festival Feminino se propõe a ser mais uma plataforma de avanço nas pautas de igualdade de gênero e respeito à diversidade, buscando criar outras representatividades em cenários ainda predominados por homens, como é o da música instrumental.
”Foi olhando para este cenário especificamente que o Festival trouxe esta edição especial, que busca apresentar um recorte de mulheres que têm mudado essa realidade ao lançar carreiras e projetos maravilhosos dentro da música instrumental. Criando assim referências para novas gerações”, compartilham Débora Ribeiro e Dani Godoy, idealizadoras e organizadoras do festival, sócias na Ninas Agência Cultural.
Trocas são sempre pertinentes na pauta do Festival Feminino. Desta forma, a edição ainda promove atividades onde o público pode também contribuir, participando, como é o caso das rodas de conversa sobre assuntos variados, já habituais no festival. Acontecem também as feiras criativas, um espaço para evidenciar e fomentar a produção de trabalhos femininos (em Belém, São Paulo e Vitória).
A gastronomia é uma das novidades deste ano, que entra na programação com o objetivo de promover talentos e iniciativas do feminino que atuam neste segmento, em cada uma das cidades onde o evento acontece. O Feminino 2024 preparou um guia com estabelecimentos gastronômicos liderados por mulheres, para que o público do Festival circule por estes locais e os divulgue, fortalecendo esta rede.
Programação São Luís Festival Feminino 2024, Feminino Instrumental:
A programação em São Luís abre com cinema, na quinta e sexta (9 e 10), com curtas-metragens infantojuvenil e mostra de cineastas do Maranhão, com temáticas ligadas ao festival e roda de conversa.
Na quinta-feira (9), também acontece a roda de conversa “Feminino na mesa: a gastronomia, a cultura e o turismo, suas memórias, sentidos, reconexão, identidade, sentimentos, integração e oportunidades”. As convidadas são experientes profissionais do setor da gastronomia local: Ana Gabriela Borges, Pietra Freitas, Lays Barros, Luciana Lobato, Mariana Neves, Janilma Holanda, Kátia Pinto e Karol Barros.
Os shows e demais atrações acontecem na sexta e sábado (10 e 11), as apresentações musicais nacionais têm abertura de artistas locais, tudo com projeções da VJ Ana Waleria.
Sexta (10), tem shows da Lívia Mattos em quarteto e da Thaynara Oliveira, a DJ Vanessa Serra e a performance da atriz Áurea Maranhão.
Sábado (11), a programação traz a Funmilayo Afrobeat Orquestra e show da FemmeFusion. A discotecagem será por conta da DJ Gabriella Leão e recital de poesia com a Debs Poeta.
Manifesto. A cada edição do Feminino, é evidenciado um tema para reflexão e que norteia ações no festival. O Manifesto 2024 do Festival Feminino é o ‘Corpo Liberto’, assinado pela artista Assucena. A mensagem destaca a caminhada feminina pela liberdade de simplesmente ser, numa sociedade ainda presa em princípios, estereótipos e padrões que reprimem e limitam as mulheres. Ele pode ser lido na íntegra aqui.
Um mundo melhor é igualitário e diverso! O Festival Feminino busca evidenciar a representatividade do feminino por meio de ações artísticas, a fim de contribuir para a construção de uma sociedade pautada pela equidade de gênero e pelo respeito à diversidade. O Festival Feminino é para todas e todos.
O Festival Feminino 2024 é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, realização da Ninas Agência Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário