Anúncios

Após passar pelos estados do Maranhão e Pará, projeto do grupo Xama Teatro segue para o Ceará, em maio.

Anúncios

Iniciada no último dia 04 de abril, a programação especial de comemoração dos 15 anos de atividade do grupo maranhense Xama Teatro, o projeto “O Teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias”, segue a todo vapor em Belém e entra em sua reta final na cidade paraense, com ações formativas e espetáculos gratuitos ao público, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal.

✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp

A etapa final do projeto em Belém, assim como na primeira semana, também contará com atividades gratuitas e abertas ao público. Até o dia 10 de abril, o público participa da oficina “Residência Experimentos Arcanos”, das 9h às 12h, na Casa de Artes Cênicas do Sesc, na Boulevard Castilhos França, 722, na Campina.

Anúncios

Uma das ações formativas de destaque na programação, a oficina é ministrada pela atriz, contadora de histórias e arte-educadora Renata Figueiredo, que oferece aos participantes um mergulho sobre um estudo vivencial que une os arcanos maiores do tarô à arte de contar histórias.

A segunda semana em terras paraenses também terá espetáculos gratuitos: e o primeiro será nesta quarta-feira (10), com o espetáculo “A Vagabunda – Revista de Uma Mulher Só”, que será apresentado às 19h30, no Teatro Waldemar Henrique, na Avenida Pres. Vargas, 645, na Campina. A peça conta a história de Gigi, mulher que volta 100 anos para enfrentar o que vier. Ao sobreviver a um incêndio, ela vai fazer o que for preciso para se manter de pé.

Anúncios

Com classificação etária de 16 anos, o espetáculo coleciona diversos prêmios, como o SATED – MA (2021) de Melhor Atriz, Figurino e Texto; o de Mulheres de Atitude (2020), pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu), do Governo do Maranhão; e o Prêmio Graça Aranha – LITERATURA (2022).

Já nesta quinta-feira (11), às 20h, no Centro Cultural Sesc Ver-o-Peso (na Boulevard Castilhos França, 522/523), também na Campina, será apresentada a peça “A Carroça é Nossa”, espetáculo de teatro de rua que traz a história de quatro personagens centrais: Pedoca (Lauande Aires), Cecé (Renata Figueiredo), Toinha e Joaninha (Cris Campos).

Anúncios

Na narrativa, o quarteto parte em uma jornada em busca do animal para puxar uma carroça, que acreditam ser o veículo mágico de transporte até os seus sonhos. Durante a busca, percebem que seus destinos não se cruzaram à toa e que precisam desvendar um enigma que envolve a carroça.

“Nesta grande temporada que temos feito em São Luís, estamos oferecendo apresentações de espetáculos do nosso repertório, assim como atividades paralelas nas formas de oficinas e residência e ações para público infantil por meio da narração de histórias. É uma mostra de como o grupo Xama Teatro se esforça em cada trabalho para encontrar, na vontade de um, a voz de uma multidão”, destacou Nicolle Machado, atriz, diretora profissional e integrante do coletivo.

Anúncios

Fortaleza

Além de Belém e São Luís, a programação especial do projeto “O Teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias” segue, também, para Fortaleza, no Ceará, no mês de maio.

Na capital cearense, as ações formativas, assim como os espetáculos e a narração de histórias, começam a partir do dia 9, com temporada aberta até o dia 17. Serão palcos da programação: o Porto Iracema das Artes, na Rua Dragão do Mar, 160; e no Dragão do Mar, na Rua Dragão do Mar, 81 – ambos na Praia de Iracema.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no Twitter, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98506-2064.

Deixe um comentário

Tendência