Anúncios

Ato solene contou com a participação do presidente em exercício da Ebserh, Daniel Beltrammi

Anúncios

Nesta última segunda-feira (27) foi realizada no Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA/Ebserh), a assinatura do Termo de Responsabilidade de uso do Aplicativo de Gestão dos Hospitais Universitários (AGHU) pelos gestores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Com as assinaturas, é marcada oficialmente a transferência de tecnologia do AGHU, cuja propriedade intelectual é do Ministério da Educação e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), para esses entes utilizarem nos atendimentos em suas unidades.

✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp

No ato solene, estavam presentes o presidente em exercício da Ebserh, Daniel Beltrammi; o reitor da UFMA, Fernando Carvalho; o assessor especial de Representação Institucional da UFMA, Natalino Salgado Filho; a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages; o secretário de Saúde de São Luís, Joel Nunes; a secretária adjunta de Assistência à Saúde do Maranhão, Kátia Cristina Trovão e demais gestores e equipes.

Anúncios

O AGHU é um sistema de gestão hospitalar e prontuário eletrônico disponível para uso gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS). É utilizado em toda a rede de 41 hospitais universitários federais da Ebserh, além de outros órgãos nas diferentes esferas. Ele proporciona automatização dos processos assistenciais e administrativos, fornecendo à gestão hospitalar acesso a informações para tomadas de decisão em tempo real, além de possibilitar aos pacientes celeridade no atendimento.

O presidente em exercício da Ebserh, Daniel Beltrammi, reforça que a Ebserh é uma empresa prestadora de serviço público de gestão hospitalar, por isso precisa inovar, criar, produzir soluções e que o AGHU é uma ferramenta digital importante para cuidar de pessoas.

Anúncios

“O aplicativo foi declarado a solução nacional para que nós pudéssemos ter o licenciamento de uma ferramenta digital, que o código fonte poderia ser entregue para os 5.570 gestores dos municípios brasileiros, para os 27 gestores das unidades federadas brasileiras e para ser utilizado pela União. Uma solução dessa é muito forte e não vai parar de melhorar nunca, com o aumento das comunidades de desenvolvimento que ela fizer parte. É uma honra para nós termos gestores municipais e estaduais junto conosco nesse esforço. Tem tudo para dar certo”, pontuou.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, relembrou que o hospital iniciou a utilização do aplicativo em 2013 e teve todo o suporte da Universidade para estruturar a instituição dos pontos de vista físico e pessoal para que fosse possível acontecer. “A partir de então, a Ebserh, que nascia, começou a buscar aqui o exemplo daquilo que estava sendo feito para ser usado nos outros hospitais e a rede foi crescendo, a ponto de não estar mais só dentro da Rede Ebserh, mas em outros entes, que buscam uma ferramenta que é fundamental tanto para o paciente quanto para o profissional”, reforçou.

Anúncios

Os gestores que assinaram o termo foram unânimes em destacar que o momento representa um marco e que esse é o melhor caminho na busca pela modernização e compartilhamento de conhecimento tendo como objetivo maior o usuário atendido.

Sobre a Ebserh

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no Twitter, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98506-2064.

Deixe um comentário

Tendência