Anúncios

Na noite de sexta-feira (19), a cultura, arquitetura, lendas e mistérios de São Luís foram exaltados no Festival de Toadas de São Luís (Festoada), evento promovido pela Prefeitura na Praça Nauro Machado (Praia Grande). O festival deu início à programação junina 2023 na capital e contou com a participação de 12 cantadores de boi.

Anúncios

O grande vencedor da noite foi Josemberg Pinheiro, o Berg da Pindoba, que levou o primeiro lugar geral e também melhor intérprete com a toada “Cidade querida, São Luís do Maranhão” (sotaque de matraca), composta pelo Tenente Geraldino. Em segundo lugar ficaram Joana Bittencourt (compositora) e Marcos Bittencourt (intérprete), com a toada “Princesa Miscigenada” (sotaque de orquestra). Na terceira colocação ficou Gilvan Moura Lima, o Gilvan Mocidade, com a toada “Azulejos e Vitrais” (sotaque de orquestra).

Com o tema “Cidade de São Luís”, as letras das toadas retrataram as ruas centenárias, calçadas com pedras de cantaria, praias, casarões, igrejas, azulejos e lendas que marcam o imaginário coletivo. Os competidores puderam soltar a voz acompanhados por uma banda montada pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e comandada pelo maestro João Eudes.

Anúncios

A vice-prefeita Esmênia Miranda destacou a valorização da cultura popular na gestão do prefeito Eduardo Braide. “O nosso prefeito sempre valoriza a nossa cultura popular, nosso patrimônio e este festival é um exemplo”, disse a vice-prefeita.

As composições apresentadas no Festoada foram um passeio musical pelos diversos sotaques do bumba meu boi do Maranhão. O público pôde dançar ao som dos metais do sotaque de orquestra, gingar ao som da percussão do sotaque de matraca, se emocionar com o sotaque de zabumba e se encantar com o sotaque da baixada.

Anúncios

Para o grande vencedor da noite, o cantador Berg da Pindoba, independente do resultado, o Festoada é um marco importante para a cultura popular de São Luís. “Este prêmio não é só meu, mas de todos os cantadores de bumba meu boi. Para mim, só participar desse evento já foi muito significativo”, disse o cantador.

O Festoada é mais que o incentivo a novas produções do nosso São João, é também uma forma de preservar as músicas que representam os sotaques do bumba meu boi. Foi um evento feito com muita qualidade que inicia uma ampla programação que valoriza nossa tradição e nossos artistas locais”, frisou o secretário da Secult, Marco Duailibe.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no Twitter, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail e WhatsApp (98) 98506-2064.

Deixe um comentário

Tendência