STF determina que travestis vão cumprir pena em prisão feminina

Não foi consedido a todos os casos, mas leva o direito a servir como jurisprudência, podendo assim ser usado como base em outros processos do tipo a partir dessa segunda.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, determinou, nesta segunda-feira (19), a garantia do direito de duas travestis presas de serem transferidas para penitenciárias femininas. A decisão é inédita no Brasil.

Não foi concedido a todos os casos, mas leva o direito a servir como jurisprudência, podendo assim ser usado como base em outros processos do tipo a partir dessa segunda. As travestis beneficiadas com a medida estavam presas desde 2016 na Penitenciária de Presidente Prudente, no interior de São Paulo.

A decisão do ministro foi justificada usando a citação a resolução do Conselho Nacional de Combate à Discriminação que trata do acolhimento de pessoas LGBT. Segundo o Conselho, qualquer pessoa travesti ou transexual deve ser chamada por seu nome social e contar com espaços de vivência específicos, ter direitos a usar roupas, características ou cabelo conforme sua identidade de gênero e ser respeitada de acordo.

Leia mais Notícias em ocuboblog.com e nos sigam nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram. Colabore com mais informações nos enviando através do telefone e whatsapp (98) 98506-2064

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios