Um apagão elétrico na madrugada desta terça-feira (14) deixou ao menos 462 mil clientes sem energia no Maranhão. O blecaute, que também afetou outros estados, foi causado por um incêndio em uma subestação localizada no Paraná, de acordo com informações do governo federal.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
A interrupção no fornecimento começou por volta das 0h32. Segundo a Equatorial Energia, distribuidora que atua no estado, a falha ocorreu devido à atuação de um mecanismo de segurança do Sistema Interligado Nacional (SIN), conhecido como Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC). O procedimento é acionado automaticamente para preservar a estabilidade do sistema diante de uma sobrecarga ou desequilíbrio.
O fornecimento de energia foi totalmente restabelecido no Maranhão às 1h30, após uma recomposição coordenada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A Equatorial Maranhão emitiu uma nota informando que acompanha o caso em conjunto com o ONS, que segue apurando as circunstâncias exatas do incidente.
A causa do incêndio na subestação do Paraná, que desencadeou a cadeia de eventos e atingiu consumidores a milhares de quilômetros de distância, ainda não foi divulgada pelas autoridades.


Deixe um comentário