Avanços e perspectivas de desenvolvimento e fortalecimento dos municípios gerados a partir do programa Cidade Empreendedora foram a tônica do painel realizado nesta sexta-feira, 25, como parte da programação técnica do Encontro de Prefeitas e Prefeitos do Maranhão. O Encontro, iniciativa conjunta do Governo do Estado e da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão – Famem, reforça os compromissos com o municipalismo.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
Mediado pelo diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal, o painel intitulado “Como a Cidade Empreendedora pode apoiar o desenvolvimento socioeconômico do seu município?”, mostrou experiências e boas práticas dos municípios de Matinha, Urbano Santos e Guimarães, que tiveram suas realidades impactadas por ações e soluções viabilizadas pelo programa.
Acompanhado por cerca de 120 pessoas, entre prefeitos, assessores, vereadores, técnicos e secretários municipais, o painel revelou – através de exemplos práticos – uma espécie de revolução silenciosa que a Cidade Empreendedora vem trazendo no Maranhão, que se reflete, por exemplo em uma maior consciência sobre o significado das parcerias e sobre a importância da gestão municipal dar o primeiro passo ao aderir a essa iniciativa, que tem o governo do Estado como importante parceiro, mas que também chega aos municípios por meio de contratações diretas.
“O painel nos deu a oportunidade de ver relatos de casos práticos de municípios, que, com a decisão dos gestores, das lideranças locais, com apoio do Sebrae e do Governo do Estado, conseguiram fazer uma transformação nas suas ações e vislumbrar perspectivas para o desenvolvimento local e regional. Uma transformação que, muitas vezes, não é muito e que tem a capacidade de mudar a vida das pessoas. São casos práticos que podem ser replicados em outros municípios, muitos dos quais estavam aqui difíceis, ouvindo o exemplo. porque é só assim que conseguimos transformar a realidade”, explicou o executivo.
Impulso para a conquista de novas parcerias
Representando a Secretaria de Indústria e Comércio (SEINC) no painel, o secretário adjunto Marco Moura, ressaltou mais uma vez a importância estratégica da Cidade Empreendedora para o Maranhão. “Gerando soluções de educação, meio ambiente, empreendedorismo, educação empreendedora, no ambiente de negócios, entre outras, o programa tem impactado a percepção dos municípios e dos gestores com relação a importância da definição de políticas e soluções focadas no desenvolvimento local”, disse ele.
Para Moura, o programa tem estimulado a busca de outras parcerias, além daquilo que prevê o leque de soluções da Cidade Empreendedora. Ele também enfatizou o papel estratégico das salas do Empreendedor, que hoje somam 165 no Maranhão. “A Cidade Empreendedora pode ser definida como uma grande guarda-chuva, oferecendo soluções importantes, que se refletem em melhorias, e tem gerado políticas de desenvolvimento além de um leque amplo de parcerias que, sem dúvida, estão contribuindo para o desenvolvimento dos municípios”, acrescentou.
Desenvolvimento que gera transformações
Contando com as participações dos ex-prefeitos de Matinha e Guimarães, Linielda Cunha e Osvaldo Gomes, respectivamente, e do prefeito de Urbano Santos, Clemilton Araújo, o painel mostrou os avanços obtidos pelos municípios.
Entre estes, foram destacados o fomento ao empreendedorismo e à educação empreendedora; aumento do número de empreendimentos formais e maior dinamismo econômico; adoção de instrumentos legais de apoio ao empreendedor (Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e Lei do Empreendedorismo na Escola); melhorias no ambiente de negócios, como a redução no tempo para abertura de negócios, a simplificação de procedimentos e o aumento das compras públicas junto aos pequenos negócios.
Também foram lançados projetos e novas parcerias, além do suporte das Salas do Empreendedor, considerando pelos três como fundamentais para garantir orientações e apoio ao empreendedor e na geração de oportunidades nas três localidades.
“A Cidade Empreendedora, entre tantas conquistas, nos ajudou a despertar para o futuro. Existe um município antes e depois do programa e da nossa parceria com o Sebrae. E a Sala do Empreendedor, que foi premiada com o Selo Diamante em 2024, tem ajudado Guimarães na construção desse futuro, mais próspero e empreendedor. Com o programa prospectamos nossas potencialidades e nos tornamos protagonistas das ações para o desenvolvimento do nosso município, buscamos descobrir o turismo e o empreendedor, descobrindo no presente, mas pensando em um futuro sustentável, com base no empreendedorismo”, celebrou o ex-prefeito Osvaldo Gomes.
Linielda Cunha, por sua vez, frisou as parcerias decorrentes do programa entre as conquistas relevantes de Matinha. “O Sebrae nos ensinou a buscar parcerias, e pensar no fortalecimento das nossas lideranças e das comunidades, na formação dos nossos estudantes e sobre a importância de empreender no local onde se vive, não apenas para sobreviver. Quando iniciamos o programa, reunimos com 349 empresas formais e nos orgulhamos de dizer que fechamos o ciclo com 590, que entregamos a Lei Geral das MPE aprovada, ampliamos as compras públicas comprando localmente e implantamos a lei municipal do empreendedorismo”, contornou a ex-prefeita.
Já o prefeito de Urbano Santos, Clemilton Araújo, reforçou as conquistas com o programa. “A Cidade Empreendedora foi uma grande conquista para o povo de Urbanos Santos, um suporte excepcional nas nossas gestões, começando com a ex-prefeita Iracema Vale, que trouxe o programa para a nossa cidade e nós continuamos melhorando, ampliando a desburocratização e facilitando a formalização dos empreendedores, dando condições de trabalho para nosso pessoal, gerando renda na cidade. Tudo isso, com projetos que trouxeram para o nosso povo campos agrícolas, fortalecendo a agricultura familiar, como por exemplo, e assim dando melhores condições de vida para nossa população. Mas também fortalecemos as compras públicas e o apoio ao empreendedor e hoje, desejamos aprimorar essas iniciativas e ampliar essas grandes conquistas”, pontuou o gestor.
Encerramento – A programação do Encontro se encerrou nesta sexta-feira, 25. O Sebrae realizou a programação técnica e no espaço de exposição, com um estande de orientações aos prefeitos e gestores municipais sobre a Cidade Empreendedora e soluções da instituição para o desenvolvimento e na área de políticas públicas de apoio aos municípios e ao empreendedor.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário