Reconhecer, valorizar e inspirar. Esses são os pilares do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, uma das mais importantes iniciativas de incentivo ao empreendedorismo feminino no Brasil, que abre inscrições de 14 de abril a 15 de junho para sua etapa estadual. Criado em 2004, o prêmio homenageia mulheres que transformaram seus sonhos em negócios de sucesso, impactando positivamente a economia e a sociedade onde vivem. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site:sebrae.com.br/premiomulherdenegocios .
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
A premiação contempla cinco categorias: Pequenos Negócios, Produtora Rural de Pequeno Porte, MEI (Microempreendedora Individual), Ciência e Tecnologia e Negócios Internacionais. Em todo o país, o Prêmio já recebeu mais de 100 mil inscrições e prêmio mais de 200 empreendedoras ao longo de sua história.
Ele destaca trajetórias marcadas para inovação, visão de futuro, estratégia e gestão. São mulheres que, com coragem e criatividade, vêm deixando sua marca no mundo dos negócios. As vencedoras investiram premiações em dinheiro de até R$ 30 mil, capacitação no Empretec, participação na missão para a Final Nacional, entre outros.
Mulheres que inspiram
Vencedora ouro da categoria Pequenos Negócios em 2024, Tânia Miyake, proprietária da Cervejaria Donna , descreve sua conquista como a realização de um sonho antigo. “Ganhar o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024 foi uma das maiores conquistas da minha trajetória profissional — a realização de um sonho. Sempre admirei esse prêmio e, por muito tempo, consegui que seria algo distante, por conta da concorrência tão acirrada. Mas em 2024, no momento certo, decidi me inscrever e tive a alegria de conquistar o primeiro lugar no Maranhão”, frisou
Para ela, representar as mulheres empreendedoras do estado foi uma experiência marcante e inspiradora. “Esse prêmio tem uma importância enorme. Fortalece o nosso trabalho, mostra que, sim, é possível transformar sonhos em grandes conquistas e, além do reconhecimento, amplia a visibilidade do nosso negócio e fortalece ainda mais o empreendedorismo feminino”, destacou a empreendedora.
Aline Martins foi vencedora nossa na categoria Produtora Rural, ela que é da comunidade quilombola de Cumum, no município de Guimarães, trazendo a transformação que o prêmio trazido para sua vida. “Me inscrevi com esperança e fui descoberto com um resultado maravilhoso. Através do prêmio, tive a oportunidade de viajar, conhecer outras empreendedoras, trocar experiências e, principalmente, acreditar ainda mais em mim. Meu negócio ganhou visibilidade, meu produto passou a ser mais valorizado e minhas vendas diminuíram significativamente. As pessoas tiveram a me considerar, confiar no que eu faço e isso me fortaleceu como mulher e como empreendedora”, destacou Aline.
Ela também ressaltou a importância do apoio institucional: “O Sebrae é um parceiro essencial para quem está começando e quer crescer. Se a gente não mostra o que faz, ninguém conhece. E se não somos vistas, não vendemos. O Sebrae nos ajuda a ser vistas, a nos posicionar e a crescer”, afirmou.
Aline também agradeceu ao Sebrae pelo apoio e incentivo ao empreendedorismo feminino no meio rural e reforçou: “Hoje, me sinto ainda mais forte para seguir em frente e inspirar outras mulheres a acreditarem que o lugar delas também é no protagonismo do agro”, assegurou.
Etapas e critérios – O Prêmio é realizado em três etapas sucessivas. Na etapa estadual, serão escolhidas até cinco candidaturas por estado, uma de cada categoria. Na Etapa Regional os candidatos estaduais serão avaliados por um júri especializado, e apenas um representante por categoria seguirá para a Etapa Nacional. Na Etapa Nacional, os 35 finalistas participaram de um evento nacional de premiação, onde serão avaliados por uma comissão técnica. Ao final, serão escolhidos os 15 vencedores nacionais ouro, prata e bronze em cada uma das cinco categorias.
Empreendedorismo feminino no Maranhão
No Maranhão, o empreendedorismo feminino tem se consolidado como uma força essencial para o desenvolvimento do estado. Atualmente, 41,2% dos negócios ativos são liderados por mulheres. Entre os Microempreendedores Individuais (MEIs), 43,5% são mulheres, o que representa 52.866 empreendedoras, de um total de 121.454 MEIs formalizados. Apesar dos avanços, os desafios ainda são muitos, como o acesso ao crédito, a sobrecarga de responsabilidades e a desigualdade de gênero.
Para Édila Neves, diretora de Administração e Finanças do Sebrae Maranhão, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é um reconhecimento da força transformadora das mulheres que empreendem no estado. “O empreendedorismo feminino tem um papel estratégico para o desenvolvimento econômico e social do Maranhão. Cada mulher que empreende movimentos a economia, gera oportunidades e transformação realidades. O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é uma forma de consideração e valorizar essas trajetórias que muitas vezes com poucos recursos, mas são guiadas por sonhos grandes, coragem e determinação. O Sebrae tem orgulho de contribuir com essa caminhada, oferecendo capacitação, orientação e apoio para que cada vez mais maranhenses possam liderar seus próprios negócios e alcançar sua autonomia. Fortalecer o empreendedorismo feminino é fortalecer o Maranhão”, concluiu.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário