Visita técnica ao povoado Bar da Hora encerra Encontro Nacional da Rede de Turismo do Sebrae no Maranhão

Povoado de Barreirinhas destaca-se no encerramento do Encontro Nacional da Rede de Turismo como exemplo de desenvolvimento sustentável e protagonismo local

Encerrando as atividades do Encontro Nacional da Rede de Turismo do Sebrae, realizado no Maranhão entre os dias 26 e 28 de março, o povoado Bar da Hora, localizado às margens do Rio Preguiças, em Barreirinhas, foi o cenário de uma visita técnica que reuniu diretores, gestores e técnicos de Turismo do Sebrae dos 27 estados, além de representantes do Sebrae Nacional, ICMBio, Instância de Governança Lençóis & Delta, Empresários, e da Embratur. A ação destacou o potencial do turismo de base comunitário como ferramenta de desenvolvimento sustentável na região dos Lençóis Maranhenses.

Durante a visita, os participantes puderam conhecer de perto experiências empreendedoras locais, dialogar com moradores, visitar as quintas sustentáveis da comunidade e compreender como o turismo de base comunitário pode gerar renda e promover a inclusão social, respeitando a cultura e o modo de vida das comunidades tradicionais.

Anúncios

Roberdan Quintino, empresário da Caetés Turismo, primeira empresa a apostar no potencial do local destaca que o Bar da Hora desponta como novo atrativo da rota turística. “O Bar da Hora surge como uma grande oportunidade dentro do turismo de base comunitária. Foi a própria comunidade que decidiu se organizar. Com o apoio do Sebrae e de empresas como a Caetés, estruturamos um produto turístico com identidade local. Aqui, o visitante vivencia a recepção acolhedora, conhece os quintais sociais, os restaurantes que usam hortaliças das próprias hortas e até o sistema de biogás. Isso mostra como o turismo pode transformar realidades e servir de modelo para outras comunidades da região”, afirmou.

Neuza Oliveira, presidente da Associação de Moradores e Pescadores do povoado Bar da Hora, destacou a importância do turismo como ferramenta de desenvolvimento sustentável para a comunidade. “Aqui no Bar da Hora, estamos desenvolvendo o turismo de base comunitária , uma iniciativa que tem envolvido toda a comunidade e traz muitos benefícios para o nosso povo. Buscamos sempre atuar com responsabilidade ambiental, promovendo um turismo sustentável, que respeite a natureza e melhore a vida de todos por aqui. Agradecemos ao Sebrae, que tem sido um parceiro fundamental nesse processo, oferecendo o apoio necessário para que a gente continue avançando com esse trabalho que é feito com tanto carinho e compromisso”, afirmou.

Anúncios

Povoado Bar da Hora: rota do turismo sustentável nos Lençóis Maranhenses

Às margens do Rio Preguiças, em Barreirinhas (MA), o povoado Bar da Hora, com cerca de 100 famílias e 600 moradores, vem se destacando como referência em turismo de base comunitária. Tradicionalmente habitado por pescadores artesanais, o povoado encontrou no turismo uma forma de gerar renda, preservar o meio ambiente e valorizar a cultura local.

A virada começou em 2016, com a reativação da Associação de Moradores e Pescadores. Desde então, com o apoio do Sebrae e demais instituições, a comunidade passou a oferecer experiências peculiares, como hospedagens familiares, gastronomia típica, pesca tradicional, cata de caranguejo, trilhas nas dunas e a apresentação dos quintais sustentáveis.

Anúncios

Bar da Hora desenvolveu práticas ecológicas, como biodigestores, reflorestamento de mangas e hortas abastecidas por compostagem. Hoje, conta com sete pousadas, 30 leitos e seis restaurantes que consomem exclusivamente produtos locais. Entre 2017 e 2024, o turismo cresceu 650% e a comunidade conquistou avanços sociais e econômicos, como a redução da migração e a criação de um fundo comunitário. O reconhecimento veio com o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024, que destacou o povoado como exemplo nacional de turismo responsável.

Crescimento com Turismo Responsável

Com o fortalecimento do turismo de base comunitário , a comunidade de Bar da Hora pretende seguir avançando com um modelo que valoriza o território, gera oportunidades e preserva o meio ambiente. Entre os objetivos está a ampliação das experiências oferecidas aos visitantes, o fortalecimento de pequenos empreendimentos locais e a capacitação contínua dos moradores. A ideia é crescer de forma estruturada, mantendo a essência comunitária e sustentável do projeto.

Anúncios

Jamerson Lindoso, morador e empreendedor do povoado Bar da Hora, destacou a importância da parceria com o Sebrae no fortalecimento do turismo de base comunitária. Segundo ele, a sensibilidade e o respeito da equipe local em compreender primeiro o modo de vida da comunidade foram decisivos para que a parceria se consolidasse de forma verdadeira. “Antes de qualquer proposta, o Sebrae escutou, se adaptou à nossa realidade e caminhou no nosso tempo — isso fez toda a diferença. Não é apenas uma parceria com uma instituição, mas com pessoas que acreditam no nosso sonho de transformar o lugar onde vivemos em um espaço melhor para todos”, ressaltou.

Potencial Turístico

Bruno Reis, representante da Embratur, ressaltou o potencial do povoado Bar da Hora como destino de turismo de base comunitária preparado para receber visitantes do Brasil e do exterior. “Essa é uma experiência potente, que mostra como a comunidade está estruturada e pronta para acolher turistas, inclusive internacionais. Estamos trabalhando junto ao Sebrae Maranhão para desenvolver um plano de ação que ative esse mercado, fortalecendo a visibilidade do destino e atraindo um número ainda maior de visitantes de outros países”, destacou. Segundo ele, “a proposta é transformar o povoado em uma referência também no cenário global, com foco na valorização da cultura local e na vivência autêntica que o Bar da Hora oferece”, frisou.

Anúncios

O encontro reforçou o compromisso do Sistema Sebrae com o fortalecimento do turismo como uma das suas áreas prioritárias, promovendo a troca de experiências, o compartilhamento de boas práticas e o estímulo à atuação em rede para transferência do setor em todo o país.

Para Mauro Borralho, diretor técnico do Sebrae Maranhão, a visita ao povoado Bar da Hora reforça o compromisso da instituição com o desenvolvimento dos territórios a partir do turismo. “O Sebrae trabalha com uma agenda estratégica voltada para o fortalecimento do turismo como vetor de desenvolvimento local, sempre em parceria com instituições que atuam diretamente na cadeia do setor. Bar da Hora é um exemplo de que isso é possível, uma comunidade premiada nacionalmente, que inspira e representa o que há de mais promissor no turismo sustentável do Maranhão “, destacou.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios