71,2% das empreendedoras pretas afirmam que o racismo se manifesta ainda mais cruel contra mulheres de pele escura

Pesquisa do LAB, Laboratório de Gênero e Empreendedorismo do IRME, com apoio da Rede Mulher Empreendedora, apresenta o perfil e os desafios das empreendedoras negras no Brasil

A pesquisa “Empreendedoras Negras”, coordenada pelo LAB – Laboratório de Gênero e Empreendedorismo do Instituto RME, com apoio da Rede Mulher Empreendedora, traça o perfil e destaca os desafios enfrentados por mulheres pretas e pardas que empreendem no Brasil. Para 71,2% das empreendedoras pretas, o racismo se manifesta ainda mais cruel contra mulheres de pele escura, percepção compartilhada por 60,8% das mulheres pardas.

Anúncios

Alguns dados da pesquisa Empreendedoras e Seus Negócios 2024, também realizada pelo IRME e RME, se repetem neste novo estudo. Um exemplo é a maternidade: 73% das empreendedoras são mães. No entanto, o número de mães solo aumentou significativamente. Enquanto na pesquisa anterior 37% deles se identificaram dessa forma, agora o índice supera 48% (50,2% das empreendedoras pretas e 46,9% das pardas são mães solo).

No que se refere à idade, 64% das empreendedoras têm entre 30 e 49 anos. Sobre escolaridade, 62,9% das empreendedoras pretas possuem ensino superior, contra 52,5% das pardas.

Anúncios

Em relação ao faturamento, 47,6% das empreendedoras ganham até R$ 2.000 por mês, sendo 44,6% delas pretas e 51,5% pardas. Já as que faturam acima desse valor representam 37%, com 42,3% das pretas e 30,5% das pardas neste grupo.

“A autonomia econômica financeira é fundamental para as mulheres em geral, mas é ainda mais importante para as mulheres negras que são atravessadas violentamente pelo machismo e pelo racismo da nossa sociedade. Apoiar mulheres negras nesta jornada é o trabalho da RME e deveria ser de toda sociedade”, afirma Ana Fontes, empreendedora social e fundadora da RME e do IRME.

Anúncios

Motivações e Desafios

A pesquisa revela que a liberdade para se fazer o que você gosta é a principal motivação para o empreendedorismo, seguida para aumentar a renda, a independência financeira e a flexibilidade de horário. Além disso, 66,6% das empreendedoras afirmaram que coletivos e organizações são os principais agentes de apoio e promoção de iniciativas para o empreendedorismo feminino.

Embora o ranking dos desafios seja semelhante entre mulheres pretas e pardas, ganha destaque o Acesso ao crédito para mulheres pretas, assim como aparece mais a Discriminação de raça entre elas. Chama a atenção que o Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional aparece em terceiro lugar para mulheres pardas.

Anúncios

A sobrecarga com trabalho doméstico e familiar é a principal dificuldade no cotidiano, seguida pela falta de crédito e pelo racismo e discriminação. A pesquisa também aponta que 70,7% das mulheres pretas já sofreram discriminação racial no trabalho, assim como 52,8% das pardas.

Um dos depoimentos encontrados ilustra as inúmeras barreiras enfrentadas:

“No banco, passei por longo período de humilhação, e meu cadastro não foi aceito. Não tenho restrições em meu nome, pago MEI regularmente, sem atraso. Acabei de insistir em fazer o empréstimo, meu negócio ficou parado, passei por violência doméstica por questões de abuso patrimonial, estupro conjugal, violência psicológica. Desenvolvi depressão e ansiedade, meus filhos também. Acabei fugindo do casamento com meus filhos no meio da pandemia com a ajuda de meus entes e outras pessoas. Ingressei no mestrado, e estou retomando minha vida profissional. Racismo e machismo estrutural, institucional imperam em nossa sociedade”.

Anúncios

A Pesquisa Empreendedoras Negras foi coordenada pelo LAB e realizada pela Ideafix, que utilizou metodologia quantitativa, com base em 715 entrevistados. A coleta de dados ocorreu entre os dias 14 e 18 de outubro de 2024, utilizando autopreenchimento online.

Sobre o Instituto RME

Fundado em 2017, o Instituto Rede Mulher Empreendedora, apoia e auxilia projetos e iniciativas que empoderam mulheres em situação de vulnerabilidade social, incentivando a independência financeira e o poder de decisão pessoal. Acreditamos que quando uma mulher é empoderada financeiramente, ela não muda apenas a realidade de sua família, mas também da sociedade, pois quando elas possuem negócios que dão certo, investem em suas comunidades, especialmente, para ocorrer um desenvolvimento contínuo, pois acreditamos que não há poder colaborativo para melhorar o mundo.

Anúncios

Sobre a Rede Mulher Empreendedora

Primeira e maior rede de apoio às empreendedoras do Brasil, a Rede Mulher Empreendedora – RME existe desde 2010 e já impactou mais de 8,8 milhões de pessoas. Criada pela empreendedora social Ana Fontes, a RME tem como missão apoiar as mulheres na busca por autonomia econômica e geração de renda, reforçando sua essência: o espaço é delas. Por meio de capacitações, conteúdo avançado, conexões, mentorias, acesso ao mercado através de marketplace, programas de riqueza e acesso a capital, a RME transforma histórias e cria oportunidades.

A RME promove eventos anuais como a Mansão das Empreendedoras e o Festival RME; eventos mensais como Café com Empreendedoras e Mentorias; conta também com um programa de tração, o RME Acelera, cursos intensivos para quem quer empreender, trilhas de conhecimento online e o programa RME Conecta, que faz a ponte entre negócios de mulheres com grandes empresas para negociação e B2B completo. Em 2017, Ana Fontes resolveu ampliar seus objetivos e criou o Instituto Rede Mulher Empreendedora, focado na capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios