Canal de Bolsonaro no WhatsApp é bloqueado por discurso de ódio e apoio a grupos terroristas

Nesta terça-feira, por volta das 11h, a Meta confirmou que o canal de Jair Bolsonaro foi restabelecido.

O ex-presidente Jair Bolsonaro teve seu canal oficial no WhatsApp bloqueado na última segunda-feira, 20, sob acusação de compartilhar apoio a grupos terroristas e propagar discurso de ódio. Na manhã desta terça-feira, o canal não aparecia nos resultados de busca da plataforma da Meta, impossibilitando a entrada de novos seguidores.

Anúncios

A situação foi divulgada pelo próprio Bolsonaro em sua conta oficial no X (antigo Twitter), na noite de segunda-feira. Mais cedo, ele havia compartilhado um vídeo em que destacava a libertação de três mulheres israelenses mantidas reféns pelo Hamas, na Faixa de Gaza, como parte de um acordo de cessar-fogo entre o grupo e o governo de Israel. A legenda do vídeo dizia: “Três mulheres inocentes, mantidas reféns durante 471 dias por selvagens, correm aterrorizadas para o veículo da Cruz Vermelha — rodeadas por assassinos e estupradores armados e mascarados que as atacam.”

O WhatsApp, por sua vez, adicionou um aviso na postagem afirmando que o conteúdo “viola as diretrizes sobre apoio a indivíduos ou grupos terroristas, criminosos ou que endossam discurso de ódio”. A reação gerou debates nas redes sociais, com apoiadores de Bolsonaro criticando as políticas de moderação do WhatsApp e seu fundador, Mark Zuckerberg.

Anúncios

Nos comentários à publicação de Bolsonaro no X, diversos seguidores questionaram a postura do bilionário e das plataformas da Meta. “Zuckerberg ainda não mudou nada, pelo visto”, comentou um internauta. Outro afirmou que o fundador da empresa “arregou nos EUA para sobreviver, mas é woke comunistinha”.

Recentemente, Zuckerberg vinha sendo elogiado por grupos alinhados ao bolsonarismo devido às novas políticas de conteúdo da Meta, que incluem o fim dos programas de checagem de fatos e maior flexibilidade em relação a comentários considerados ofensivos. Essa aproximação também foi impulsionada pela relação de Zuckerberg com Donald Trump, presidente reeleito dos Estados Unidos.

Anúncios

Canal restabelecido

Nesta terça-feira, por volta das 11h, a Meta confirmou que o canal de Jair Bolsonaro foi restabelecido. No entanto, os critérios exatos que levaram ao bloqueio inicial não foram divulgados. A situação reacende o debate sobre moderação de conteúdo nas redes sociais e os limites da liberdade de expressão em plataformas digitais.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios