O bairro da Liberdade, em São Luís, possui mais de 160 mil habitantes e é o maior quilombo urbano do Brasil. Com centenas de manifestações da cultura negra do Maranhão, a comunidade se transformou em um polo turístico importante e entrou no roteiro dos turistas que visitam a capital. O Quilombo da Liberdade foi certificado em 2019, pela Fundação Cultural Palmares, e envolve os bairros Liberdade, Fé em Deus e Camboa.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
Pensando nesse grande potencial e para incentivos à economia da região, o Instituto Equatorial, em parceria com o Instituto BR, implementa o Projeto Prospera, iniciativa que busca fomentar o empreendedorismo e contribuir para o desenvolvimento de negócios em territórios atendidos pelo Grupo Equatorial. O projeto será lançado na sexta-feira, dia 24 de janeiro, às 9h, na Casa Próspera Maranhão, localizada na Rua Corrêa de Araújo, nº 369, Liberdade.
Embora o projeto tenha uma abordagem especial no Bairro da Liberdade, os benefícios e serviços do Prospera estão disponíveis para todos os empreendedores de São Luís que desejarem participar, ampliando o impacto positivo da iniciativa em toda a capital maranhense.
O projeto se destaca por sua abordagem abrangente, que inclui o mapeamento de especialistas locais, capacitação técnica e o apoio eficaz ao desenvolvimento de negócios. Um dos grandes diferenciais do projeto é a oferta de consultoria especializada semanal para os empreendedores. Serão realizados mais de 550 atendimentos presenciais, na Casa Prospera, uma agência para atender líderes de negócios, abrangendo temas como marketing digital, inovação em negócios e gestão financeira. A Casa Próspera dispõe de serviços gratuitos de consultoria e avaliação, dedicados especialmente à promoção de negócios sociais, negócios de impacto e iniciativas de economia criativa, com um enfoque prioritário no empoderamento de mulheres chefes de família.
A programação de apresentação, no dia 24, terá início às 9h, com uma solenidade oficial. Das 14h às 16h, será realizada uma caravana de serviços externos para a comunidade local, oferecendo diversas ações e atividades. O lançamento terá ainda a presença de autoridades públicas, lideranças do Grupo Equatorial, membros da comunidade e uma atração cultural que celebrará a rica cultura local.
Felipe Barroso Perpétuo, coordenador do projeto, reforça a missão transformadora da iniciativa: “O Prospera é mais do que um projeto, é um compromisso com a transformação social. Buscamos capacitar empreendedores e oferecer as ferramentas para que eles se tornem agentes de mudança em seus comunidades. Ao focar na inclusão e inovação, esperamos reduzir as desigualdades e promover um desenvolvimento econômico sustentável nos territórios onde atuamos”.
Para Janaína Ali, Coordenadora do Instituto Equatorial, o Projeto Próspera é um reflexo do compromisso do Grupo Equatorial, por meio do Instituto, com o fortalecimento da economia criativa e o desenvolvimento dos empreendedores locais. “O Prospera conecta talentos locais a oportunidades de inovação e crescimento, ampliando a capacidade de gestão dos negócios e impulsionando o desenvolvimento social e econômico da região”, afirma Janaína.
O Projeto Próspera é um marco na construção de uma sociedade mais inclusiva, conectando empreendedores locais a oportunidades de inovação e crescimento.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário