Alguns descuidos e até mesmo a maldade humana, pode acabar causando o envenenamento dos pets. Muitas vezes nem imaginamos, mas uma simples plantinha pode abrir um quadro de envenenamento.
A médica veterinária do PetMania, Rayule Cristina explica quais os primeiros passos que devem ser tomados após identificar que o seu bichinho foi envenenado. “Os pet’s babam muito, ficam incoordenados, apáticos e, em casos mais severos, apresentam convulsão”, pontuou.
Alimentos e produtos que podem causar envenenamento:
Uva
Chocolate
Produtos de limpeza
Medicamentos
Inseticidas
Bebidas alcoólicas
Plantas
Insetos
“É muito importante não tentar medidas caseiras, pois costumam agravar o quadro. Buscar um serviço de emergência veterinária é a forma mais segura de conduzir a situação”, explicou a veterinária sobre os primeiros socorros.
Mesmo que o primeiro impulso ao ver o animal apresentando esses sintomas, seja de tentar resolver o problema mesmo que de forma caseira, isso pode agravar o estado do pet.
Tratamento
A médica veterinária esclarece que o tratamento é diferenciado para cada estado clínico, laboratorial e no tipo de agente causador da intoxicação. “Alguns intoxicantes têm antídotos específicos. Saber descrever a cena do ocorrido auxilia o especialista a conduzir o caso com mais agilidade e assertividade no diagnóstico”, concluiu.
Todo cuidado é pouco para manter a segurança e saúde dos pets, por isso é muito importante sempre se manter informado sobre os alimentos permitidos e as substâncias que podem causar intoxicação.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário