Um ônibus movido a energia elétrica começará a circular em caráter de teste no sistema semiurbano da Grande Ilha de São Luís. A iniciativa, do Governo do Estado, integra um estudo técnico para avaliar a viabilidade de incorporar essa tecnologia à frota de transporte público.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
O projeto será conduzido pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) em parceria com a empresa Hyger. O estudo de viabilidade será realizado sem custos para os cofres públicos, conforme anunciado pela administração estadual.
O sistema semiurbano, gerido pela MOB, conecta os municípios de São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa. As linhas com maior movimento de passageiros, como as que ligam as regiões do Maiobão e Jardim Tropical ao Centro da capital, são o foco principal da análise.
O veículo que será testado conta com dispositivos para carregamento de celular e painéis de LED para informar os usuários. A expectativa é que a adoção de um modelo mais econômico possa, no futuro, resultar na redução do valor da tarifa para a população.
Durante a apresentação do ônibus à MOB, o governador Carlos Brandão afirmou que a iniciativa representa um novo momento para o transporte público na região. Ele anunciou que a administração está avaliando o desempenho e a viabilidade de trazer a nova tecnologia, o que pode impactar na diminuição de custos e em uma tarifa mais acessível.


Deixe um comentário