Centenas de exames, atendimentos médicos e serviços de saúde e estética, além de atividades de lazer. Essas são algumas das atividades que farão parte da Ação Social Outubro Rosa e Dia das Crianças, que acontece neste sábado, 1º de novembro. A programação é resultado de uma parceria entre o IDOMED São Luís, o Campus Turu da Estácio e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU).
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
O evento acontece das 8h às 17h, no campus do Idomed e Estácio, localizado no Turu, encerramento das ações alusivas ao Outubro Rosa, com a presença da Carreta da Mulher do Governo do Estado. “A iniciativa reúne profissionais e estudantes de diversas áreas da saúde com o objetivo de promover o cuidado integral e o bem-estar das mulheres, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de outras doenças”, explica Marcelly Calixto, coordenadora do Idomed São Luís.
ATENDIMENTOS
Durante o evento, serão oferecidos diversos serviços de saúde, estética, cidadania e lazer. Na Carreta da Mulher, o público contará com 100 ultrassonografias; 70 mamografias; 150 exames preventivos (Papanicolau); além de 70 atendimentos ginecológicos e 70 dermatológicos.
Outros serviços incluem consultas com especialista em medicina da dor voltadas para pacientes com fibromialgia, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, além de orientações sobre os direitos da mulher. Na área de estética e autocuidado, serão oferecidos corte de cabelo, maquiagem, massagem relaxante e orientações de cuidados pessoais.
A coordenadora da Ação Social e professora do Idomed São Luís, Érika Chaib, também detalha os serviços da programação. “Teremos atendimentos organizados por áreas, com saúde da mulher, infantil, serviços de estética, orientação jurídica, escuta psicológica e assistência social. Na recepção, as participantes serão identificadas e direcionadas por equipes de apoio e voluntários”, explicou a coordenadora.
Os atendimentos de saúde serão realizados nos consultórios da faculdade e na Carreta da Mulher, com controle de senhas e acompanhamento das ligas acadêmicas e professores. “Além disso, haverá espaços de recreação, bem-estar e orientação social, assegurando que todas as mulheres e crianças sejam acolhidas com conforto, cuidado e eficiência”, completou Érika Chaib.
ESPAÇO INFANTIL
Pensando também nas famílias, a programação inclui atendimento pediátrico (70 vagas), acompanhamento psicológico infantil, vacinação, aplicação de flúor, oficinas lúdicas e atividades recreativas para as crianças.
A secretária de Estado das Mulheres, Abigail Cunha, destaca que a presença da Carreta da Mulher simboliza o compromisso do Governo do Estado com a promoção da saúde e da dignidade feminina. “A Carreta da Mulher leva prevenção, cuidado e atenção integral para cada mulher que precisa. Nosso compromisso é garantir que todas tenham acesso a exames, orientação e acompanhamento de saúde, fortalecendo a dignidade, a proteção e o bem-estar feminino em todos os territórios que visitamos”, ressalta a secretária.
As senhas serão distribuídas no próprio dia do evento, por ordem de chegada, diretamente na Carreta da Mulher e nos consultórios da Faculdade Idomed São Luís.


Deixe um comentário