Vereador de Caxias é alvo de inquérito por suposto esquema de funcionário fantasma

De acordo com as denúncias, José Vagno, embora constasse como Assessor Parlamentar e recebesse vencimentos públicos de forma regular

O Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA) abriu um inquérito civil para investigar o vereador Daniel Pereira Barros, da Câmara Municipal de Caxias, por supostos atos de improbidade administrativa e ilícitos penais. O caso envolve a nomeação de um assessor parlamentar que, segundo denúncias, não trabalhava no legislativo, mas atuava como caseiro em uma propriedade do próprio vereador.

As investigações, conduzidas pela 1ª Promotoria de Justiça de Caxias, tiveram início após representações feitas pelo cidadão José Vagno dos Santos e pelo próprio Município de Caxias. De acordo com as denúncias, José Vagno, embora constasse como Assessor Parlamentar e recebesse vencimentos públicos de forma regular, cumpria suas funções exclusivamente em uma residência particular do edil.

Anúncios

O Ministério Público informou que a apuração se baseia em diversos elementos, incluindo folhas de pagamento, declarações escritas do próprio servidor, ofícios da Câmara Municipal e gravações de sessões legislativas. Segundo a promotoria, a conduta pode configurar crimes de enriquecimento ilícito e lesão ao erário, além de violar os princípios da administração pública, como moralidade e impessoalidade.

O promotor de Justiça Francisco de Assis da Silva Júnior determinou uma série de diligências. A Câmara Municipal de Caxias foi requisitada a enviar toda a documentação relativa ao processo de nomeação do servidor, seus registros de frequência e a legislação pertinente. O vereador Daniel Barros foi intimado para se manifestar por escrito sobre as acusações no prazo de 15 dias.

Anúncios

O caso agora entra em fase de instrução. Dependendo do resultado das investigações, o MPMA poderá propor uma ação civil pública por improbidade administrativa contra o parlamentar, o que poderia acarretar, entre outras penas, a perda de função pública e o pagamento de multas.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios