O Maranhão se prepara para viver dias de intensa celebração da cultura afro-brasileira com o festival Luz Negra. A programação, que acontece em novembro, mês da Consciência Negra, tem como essência o reconhecimento e a valorização das matrizes africanas que formam a identidade cultural do estado. Os shows principais ocorrem no dia 8, na Praça das Mercês, em São Luís, e no dia 15, na Praça do Pelourinho, em Alcântara.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
Mais do que um evento de entretenimento, o Luz Negra se propõe a ser um manifesto de resistência, memória e celebração. O projeto é patrocinado pela Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e inclui, além dos shows, oficinas e rodas de conversa direcionadas a crianças e adolescentes, que serão realizadas na semana do festival.
A força da cultura local terá um espaço privilegiado no palco, com a Banda Luz Negra atuando como base instrumental para uma série de artistas maranhenses, como Milla Camões, Paulinho Akomabu, Gugs e cantadores de bois da Maioba, Maracanã e Pindaré. A formação da banda reúne alguns dos nomes mais respeitados da cena musical do estado.
A programação também dá destaque a manifestações culturais reconhecidas como patrimônio, como o Bumba Meu Boi, declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, e o Tambor de Crioula, Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. Grupos como o Tambor de Itamatatiua, de Alcântara, o Tambor Turma da Fé, da Liberdade, o Boi de Leonardo e o Coco Marajá do Cajueiro estão entre as atrações confirmadas.
A produtora executiva do Luz Negra, Ana Marques, destacou a importância da troca cultural proposta pelo evento. Segundo ela, a ideia é destacar a produção contemporânea do estado sem perder de vista suas raízes. Ana Marques tem em sua trajetória a produção de projetos como o álbum “Bis”, com canções de Marconi Rezende, e a administração do Clube do Chico em São Luís.
O festival ainda traz vozes potentes da música afro-brasileira em escala nacional. Em São Luís, a cantora baiana Luedji Luna se apresenta com o show “Um Mar Pra Cada Um, Antes Que A Terra Acabe!”, combinando influências de jazz, R&B e ritmos africanos. Em Alcântara, o destaque é Daúde, cantora cuja carreira é marcada pelo ativismo cultural e por um repertório que transita entre o samba-reggae e o afrobeat.
As informações detalhadas sobre o festival podem ser acompanhadas pelo perfil @festivalluznegra no Instagram.
Programação Festival Luz Negra/ Atrações Confirmadas
Festival Luz Negra – São Luís
Data: 08/11
Local: Praça das Mercês, Centro Histórico de São Luís
1- Banda Luz Negra (SLZ)
2- Caroço Quilombolas – comunidade Itaperinha- Tutóia
3- Tambor Turma da Fé (Liberdade)
4- Boi de Leonardo (Liberdade)
5- Luedji Luna (Salvador/BA)
Festival Luz Negra – Alcântara// Atrações Confirmadas
Data: 15/11
Local: Praça do Pelourinho
1- Coco Marajá do Cajueiro de Alcântara
2- Tambor de Itamatatiua – ALC
3- Banda Luz Negra (SLZ)
4- Daúde (Salvador/ BA)


Deixe um comentário