Presidente de entidade é preso após depoimento à CPI do INSS

A prisão foi decretada após parlamentares alegarem que o dirigente mentiu ao colegiado.

Carlos Roberto Ferreira Lopes, presidente da Conafer, foi detido em flagrante na madrugada desta terça-feira (30) ao término de seu depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga irregularidades no INSS. A prisão foi decretada após parlamentares alegarem que o dirigente mentiu ao colegiado.

O presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou que Lopes cometeu o crime de falsidade ideológica ao ocultar informações e tentar convencer os parlamentares de que a operação da entidade era regular. O pedido de prisão em flagrante foi formulado pelo deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS), que identificou pelo menos quatro situações de falso testemunho durante a oitiva.

Anúncios

Durante o depoimento, Carlos Lopes negou qualquer envolvimento em fraudes relacionadas aos descontos de aposentados. No entanto, admitiu desconhecer detalhes sobre operações realizadas por pessoas e empresas ligadas à Conafer, que são alvo das investigações.

O relator da CPMI informou que já nesta terça-feira formalizaria um pedido de prisão preventiva contra o presidente da entidade. A decisão judicial que decretou a prisão em flagrante atendeu ao argumento de que o depoente descumpriu o compromisso de dizer a verdade, mesmo após ter se comprometido a fazê-lo.

Anúncios

A defesa de Carlos Lopes ainda não se manifestou oficialmente sobre a decisão. O caso segue sob a análise da Justiça, enquanto a CPMI do INSS prossegue com seus trabalhos de investigação.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios