Policial é investigado após vídeo com discurso político e religioso em abordagem em Açailândia

A corporação emitiu uma nota oficial na qual se manifesta sobre o caso.

Um vídeo de uma abordagem policial no município de Açailândia, no Maranhão, gerou repercussão nas redes sociais e levou a Polícia Militar a abrir um procedimento administrativo para apurar a conduta de um de seus agentes. Nas imagens, que circulam desde esta quarta-feira (17), um policial militar profere um discurso de cunho religioso e político durante a ação.

A corporação emitiu uma nota oficial na qual se manifesta sobre o caso. De acordo com a PM, seus agentes são “preparados e treinados para atuar estritamente no cumprimento do dever legal de combater o crime e proteger o cidadão, sendo vedada, em suas ações, qualquer manifestação de caráter religioso ou político”. A instituição afirmou ainda que mantém programas de capacitação com ênfase em ética e direitos fundamentais.

Anúncios

Nas imagens, o policial é visto repreendendo um homem, identificado como suposto invasor de terras, com base em suas supostas convicções religiosas e políticas. O agente é ouvido dizendo: “Ser crente e ser petista, não combina. Então ou o senhor é crente ou é invasor de terra, um dos dois”. A abordagem ocorreu durante uma operação de reintegração de posse.

A PM informou que as apurações do procedimento instaurado terão como objetivo verificar a conduta do agente e adotar medidas para prevenir novas ocorrências do tipo. A nota não detalha prazos para a conclusão do inquérito administrativo.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios