Justiça Eleitoral pode cassar mandatos por fraude de gênero em Itapecuru-Mirim

O processo também requer a declaração de inelegibilidade por oito anos para as candidatas fictícias e demais envolvidos no suposto esquema.

Um processo na 16ª Zona Eleitoral pode resultar na cassação dos mandatos dos vereadores eleitos pelo Republicanos em Itapecuru-Mirim, no Maranhão. A ação, movida pelo ex-vereador Neguinho da Saúde, acusa o partido de registrar três candidaturas femininas fictícias para burlar a cota de gênero nas eleições de 2024.

As candidatas Janaína Mendes Oliveira, Jhemilly Thayná Figueiredo Mendes Coelho e Maria do Rosário Costa Alves teriam sido inscritas apenas para cumprir a exigência legal de 30% de participação feminina, sem realizar campanha eleitoral efetiva. A investigação apontou votação inexpressiva, ausência de material de campanha e contradições nos depoimentos como evidências da irregularidade.

Anúncios

O partido Republicanos elegeu dois vereadores no pleito: Alberto Ferreira e Professora Cláudia. Caso a Justiça Eleitoral aceite o pedido, os mandatos serão cassados, os votos da legenda anulados e um novo cálculo do quociente eleitoral poderá alterar a composição da Câmara Municipal.

O processo também requer a declaração de inelegibilidade por oito anos para as candidatas fictícias e demais envolvidos no suposto esquema. A decisão final caberá ao juiz eleitoral da 16ª Zona.New chat

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios