‘RUMO’ é o nome do primeiro EP solo do cantor e compositor Nando Montenegro. Com quatro faixas que mais parecem um convite para uma viagem sonora intimista (Aos Avós, Xote do Desapego, Silêncio e Pro Interior) ‘RUMO’ é um mergulho nas memórias, afetos, raízes, sons e silêncios do artista, que lê o mundo através da escrita, e possui uma ligação forte com a palavra, com os processos meditativos da existência e do cultivo à música, à poesia e à espiritualidade.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
Segundo Nando, ´RUMO´marca uma nova etapa da sua carreira, unindo influências da canção brasileira contemporânea, paisagens sonoras que evocam questões existenciais e aspectos sensoriais do cotidiano, que se conectam com a sua ‘Alma Cigana’.
OUÇA AGORA: https://ditto.fm/rumo
Curiosidades musicais do EP
Segundo Nando, durante o processo de composição de ‘RUMO’, alguns elementos não convencionais como sacolas plásticas, tigelas de porcelana, pregos, água, a respiração, cuias, folhas de papel, foram transformados em instrumentos musicais, como forma ou intenção subjetiva de chamar atenção das pessoas à poesia do cotidiano, a esse olhar que vê a poesia até nas coisas mais simples.
Convidados ilustres: Neil Armstrong Jr e João Paulo Ribeiro
“Foi um privilégio poder trabalhar com o Neil e com o João Paulo Ribeiro, ambos acrescentaram demais às composições. Neil arranjou e gravou o violão de duas canções e nos conectamos bastante, logo ele captou o que estávamos buscando e entregou mais. JP é um mestre da percussão amazônica, gravou seus bio-instrumentos em Aos Avós e fez a música transcender, foi mágico.” Compartilha Nando.
Produção musical assinada por Lucas Cajuhy:
“Lucas é um parceiro que toca comigo há muito tempo, participou da produção dos dois EPs do Batuc Banzeiro (o grupo que eu faço parte) e desde que comecei a pensar no meu primeiro EP ele era a pessoa que queria que estivesse comigo porque sabia que ele entenderia onde eu queria chegar em termos de sonoridade. Lucas é uma mente muito criativa, RUMO é obra nossa. Além disso, ele também tem produzido vários nomes da música manauara como Uma Póvoas, Elisa Maia, Jambu e muitos outros artistas e bandas”.Ressalta o cantor.
- Aos Avós
“Um dia serei eu a desaguar, e ecoar a voz dos meus avós …”
Nando Montenegro: Uma canção sobre respeito a quem veio antes e a quem virá. Sobre a importância de saber de onde viemos. Nós somos travessia.
- Xote do Desapego
“Tô de mudança, a casa está vazia, me sento no (vazio) do meu coração…”
Nando Montenegro: Xotezinho aconchegante essa. Das poucas músicas românticas que já fiz, fala sobre o momento em que a gente para, reflete e escolhe o que leva adiante e o que deixa passar.
- Silêncio
“Tudo é tão simples, tão sublime (ser)…”
Nando Montenegro: Compus essa canção durante um curso de meditação, foi quando me dei conta do poder do silêncio interno, desse silêncio que se abre para que a vida nos atravesse. Entre as projeções do ego e dos hábitos, as coisas por si mesmas são belas.
- Pro Interior
“Um beiradão que tem dentro de si, sua alma voadeira navega o rio Mar, e vai, e vai… pro interior…”
Nando Montenegro: Essa música é um convite para que nós, amazonenses, busquemos conhecer nossa história, reconheçamos nossa cultura e nossa terra como uma riqueza a ser cuidada e valorizada.
Apoio
O Ep ‘RUMO’ é uma idealização do cantor e compositor Nando Montenegro, e conta com o apoio do Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo (LPG), Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM) e Conselho Estadual de Cultura (CONEC-AM).
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário