O Projeto Andanças do Patrimônio é um convite aberto à participação para estabelecer as bases do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural (SNPC). Em conjunto com detentores, fazedores e trabalhadores do patrimônio, queremos construir as diretrizes e os principais pontos da agenda de políticas públicas para cuidar de nosso Patrimônio Cultural. Reunindo grupos e comunidades, gestores de políticas públicas, pesquisadores, mestres e mestras, estudantes do campo, profissionais, organizações públicas e privadas atuantes na preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural, e toda a sociedade interessada, queremos ampliar a discussão sobre como preservar e promover nosso patrimônio.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
Percorrendo os 26 estados e o Distrito Federal, o Andanças vai realizar diagnósticos, mobilizar atores, firmar acordos, discutir as competências e divisão de responsabilidades para a gestão e preservação do Patrimônio Cultural, culminando na formulação participativa do 1º Plano Setorial Nacional de Patrimônio Cultural e na constituição das diretrizes para o Marco Regulatório do SNPC, dois documentos fundamentais para o Sistema se consolidar. Quanto mais representativa e inclusiva for a escuta, mais alinhados e integrados estarão sociedade, governos e agentes privados na preservação do Patrimônio Cultural.
Seja um parceiro do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional! Caminhe nessas Andanças conosco!
Confira os eixos, diretrizes e orientações das oficinas de escutas participativas do Andanças no Caderno Metodológico do Andanças.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário