São Luís receberá pela primeira vez o espetáculo “Eu Capitu”, com texto de Carla Faour e direção de Miwa Yanagizawa, inspirado no clássico Dom Casmurro, de Machado de Assis. As apresentações acontecem de 21 a 23 de agosto, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton (Av. dos Holandeses, Condomínio Fecomércio).
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
Como parte da programação da temporada em São Luís, serão realizadas duas oficinas no dia 22 de agosto, das 9h às 13h.
A primeira delas é a Oficina Petrobras Eu Outra, que será ministrada por Miwa Yanagizawa. A atividade vai propor a busca da construção de fricções entre narrativas pessoais e ficcionais a partir de objetos afetivos escolhidos pelas participantes. Voltada a artistas e estudantes de teatro, a atividade será realizada das 9h às 13h, na sala de dança do Sesc Deodoro . Inscrições no link https://forms.gle/5yTXVChqyhbmQzGz5.
Miwa Yanagizawa é atriz, diretora de teatro, fundadora do AREAS Coletivo, onde destacam-se as seguintes criações: “Naquele dia vi você sumir, espetáculo feito em parceria com atores do Grupo Magiluth inspirada no livro “Eles eram muitos cavalos”, de Luiz Rufatto; “Plano sobre queda”, dramaturgia realizada em colaboração do coletivo com Emanuel Aragão e “Breu”, de Pedro Brício, que recebeu Prêmio Questão de Crítica de Melhor Direção e Iluminação e Prêmio APTR de Melhor Cenografia. Como atriz, atuou em diversos projetos da Rede Globo, entre novelas e séries, assim como, em filmes de longa e curta metragem.
A outra oficina é voltada para interessados em saber mais sobre os detalhes de uma produção executiva, como passos para a criação, planejamento e elaboração de um projeto cultural. A Oficina Petrobras da Ideia ao Projeto, com Felipe Valle, será realizada na Sala de Exposições do Prédio Fecomércio / Sesc / Senac, com inscrições gratuitas no link https://forms.gle/ZWjd3uA3UfRtSsHr6.
Felipe Valle é idealizador e diretor geral da peça “Eu Capitu”. Ele é diretor da Fomenta Soluções Culturais; produtor, gestor e consultor cultural, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela USP. Desenvolve projetos com foco em inclusão social e diversidade, com destaque para o projeto Sementes – Caminhos, para uma produção mais diversa, ciclo completo de formação em produção e gestão cultural voltado para agentes culturais não brancos. Com experiência em mais de 50 projetos de teatro, música e festivais, é responsável pela gestão de recursos e prestação de contas de grandes eventos como TriboQ Pride Festival (Rio de Janeiro, 2022), BudX (Rio de Janeiro, 2022) e as mostras de cinema Terry Gilliam – O Onírico Anarquista (CCBB RJ, BH e DF) e O Cinema de Tim Burton (CCBB RJ, BH e DF).
Sobre “Eu Capitu”
Em São Luís pela primeira vez, “Eu Capitu” terá apresentações nos dias 21, 22 e 23 de agosto, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton (Av. dos Holandeses, Condomínio Fecomércio).
No dia 21, a sessão será exclusiva para estudantes da rede pública de ensino, às 15h. E nos dias 22, às 20h, e 23, às 19h, serão apresentações abertas ao público e gratuitas. No sábado (23), a sessão será acessível com recurso de audiodescrição, para pessoas com deficiência visual, e tradução em Libras, para pessoas com deficiência auditiva. A retirada de ingressos será pela plataforma Sympla no link https://www.sympla.com.br/produtor/teatrosescnapoleaoewerton.
O espetáculo vem como forma de alertar sobre o aumento nos casos de feminicídio. Para trazer a reflexão sobre esse tema, a obra lança mão de um olhar fantástico e atual para unir a ficção em cena à dura realidade das mulheres vítimas de violência.
“Eu Capitu” foi aprovado na Seleção Petrobras Cultural e conta com recursos através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. A peça já foi apresentada em Brasília, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte, com lotação máxima, e depois de São Luís segue para Rio Branco, Porto Velho, Salvador, Fortaleza e Manaus.
Mais informações no instagram @eucapituespetaculo.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário