De 8 a 12 de agosto, São Luís recebe a residência de intercâmbio profissional com criação, conduzida pelas bailarinas espanholas Marilisa Gallicchio e Alessia Sinato, integrantes da renomada Companhia Marcat Dance, da Andaluzia (Espanha). A atividade faz parte da programação do Festival Dança em Trânsito, referência internacional em dança contemporânea.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
A atividade acontece na sala de ensaio do Theatro Arthur Azevedo, localizado na Rua do Sol, Centro, e propõe um mergulho no método criativo da Marcat, que combina aterramento corporal, elasticidade, força e fluidez para explorar a relação entre expansão interna e externa do movimento. Artistas locais selecionados participam dessa experiência colaborativa, que resultará em uma apresentação inédita no dia 12 de agosto, no Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM).
“Nosso objetivo é estimular os participantes a descobrirem novas qualidades no corpo e a desenvolverem confiança no processo criativo, ouvindo a si mesmos e ao coletivo”, destacam as artistas.
Sobre a Companhia Marcat Dance
Reconhecida mundialmente por sua pesquisa de movimento e trabalhos premiados, a Marcat Dance tem obras apresentadas em diversos países e integrações com importantes companhias europeias. Marilisa Gallicchio foi finalista do prêmio de “Melhor Intérprete Feminina de Dança Contemporânea” no Prêmio Lorca (2022 e 2023), enquanto Alessia Sinato atua como intérprete, assistente e professora do repertório da companhia.
Integração com o Festival Dança em Trânsito
A apresentação do resultado da residência integra a programação do festival no dia 12 de agosto, que também contará com as apresentações de Fan Made e Are you guilty?, do TOB Group (Coreia do Sul); Corrente, da dupla portuguesa Beatriz Mira e Tiago Barreiros; e Dual, da própria Marcat Dance (Espanha).
No dia seguinte (13 de agosto), o Grupo Tápias (RJ) apresenta o espetáculo infantojuvenil “Ziraldo, o mineiro maluquinho”.
A programação é gratuita, com entrada livre, sem necessidade de retirada de ingressos com antecedência.
Sobre o Festival Dança em Trânsito
Criado em 2002, o Dança em Trânsito é um festival internacional que promove a democratização da dança contemporânea por meio de apresentações, residências artísticas e ações formativas. Em mais de duas décadas, já percorreu 43 cidades brasileiras e internacionais, reunindo 143 companhias de 21 países.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário