Os consumidores de São Luís estão priorizando presentes de uso pessoal para celebrar o Dia dos Pais neste ano, segundo a Pesquisa de Intenção de Consumo divulgada pela Federação do Comércio do Maranhão (Fecomércio-MA). Roupas (36,1%), calçados (22,3%) e itens de perfumaria (20,3%) aparecem como os mais buscados, indicando uma tendência de consumo planejado e com apelo afetivo.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
De acordo com Maurício Feijó, presidente da Fecomércio-MA, os dados ajudam o varejo local a ajustar estratégias. “Com informações sobre canais de venda, meios de pagamento e fatores que influenciam a decisão de compra, o empresário pode planejar campanhas mais eficientes”, afirma.
Varejo físico domina preferências
A pesquisa mostra que as compras presenciais continuam em alta: 38,9% dos consumidores pretendem adquirir os presentes em lojas de shopping, 33,8% no comércio popular da Rua Grande e 32,9% em lojas de bairro ou galerias. O comércio eletrônico aparece com apenas 4,5% das intenções, enquanto camelôs e o Centro Histórico somam menos de 3%.
Cartão de crédito é o meio de pagamento mais usado
No momento do pagamento, o cartão de crédito lidera com 56,1% das preferências, principalmente em parcelamentos curtos (2 a 4 vezes). O PIX e o dinheiro à vista aparecem em segundo lugar (39,7%), seguidos pelo cartão de débito (20,6%). Carnês e cheques têm participação residual.
Preço e promoções são decisivos
Os fatores que mais influenciam na escolha dos presentes são preço (68,2%) e promoções (68%). Variedade de produtos (22,8%) e atendimento (16,5%) também pesam na decisão, enquanto vitrine, disponibilidade imediata e loja pré-definida têm menor impacto, mas ainda são considerados em um mercado competitivo.
A Fecomércio-MA deve divulgar novos recortes da pesquisa nos próximos dias, incluindo dados sobre comércio eletrônico, dias preferidos para compras e locais de celebração.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário