A Receita Federal libera nesta segunda-feira (23), às 10h, a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda de 2025. Com valor recorde de R$ 11 bilhões, o pagamento beneficiará 6,5 milhões de contribuintes, o maior número já registrado em um único lote.
Deste total, 4,7 milhões são contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida e pelo recebimento via Pix, critério que garantiu prioridade neste ano. Também serão contemplados idosos (1,04 milhão de pessoas entre 60 e 79 anos e 148 mil acima de 80 anos), professores (496,6 mil) e pessoas com deficiência ou doenças graves (91,3 mil). O lote ainda inclui restituições residuais de anos anteriores.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
Como consultar e receber
Os contribuintes podem verificar se foram incluídos no lote pelo site da Receita Federal, na opção “Consultar a Restituição”, ou pelo aplicativo oficial. O pagamento será creditado em 30 de junho na conta ou chave Pix cadastrada na declaração.
Caso o valor não seja depositado – por exemplo, se a conta estiver inativa –, o dinheiro ficará disponível por um ano no Banco do Brasil e poderá ser resgatado via agendamento online ou por telefone. Após esse prazo, o requerimento deverá ser feito no Portal e-CAC.
Quem não constar na lista deve verificar pendências no extrato da declaração e, se necessário, enviar uma retificação para os próximos lotes. A Receita Federal ainda deve liberar mais três lotes até o fim do ano.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário