O Ministério Público do Maranhão deu início a um Procedimento Preparatório para apurar denúncias de desvio de recursos na Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) de Presidente Dutra, cidade administrada pelo prefeito Raimundinho da Audiolar (MDB). A investigação, determinada pelo promotor Clodoaldo Nascimento Araújo, da 1ª Promotoria da comarca, tem como foco a possível prática de “rachadinha” envolvendo servidores da pasta.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
De acordo com as suspeitas, parte dos salários de funcionários estaria sendo repassada a agentes públicos de escalão superior, configurando um desvio de verba e violação aos princípios da administração pública. Ainda em fase preliminar, o caso já coloca a gestão municipal sob escrutínio, exigindo explicações formais sobre as irregularidades apontadas.
A “rachadinha”, esquema no qual servidores devolvem parcela de seus vencimentos a superiores, tem sido alvo de operações em todo o país. Se confirmada, a prática pode levar a ações penais e administrativas contra os envolvidos. A SEMUS e a prefeitura de Presidente Dutra ainda não se pronunciaram oficialmente sobre o assunto.
O MP aguarda a coleta de mais provas antes de decidir pelo arquivamento ou pela formalização de uma ação judicial. Enquanto isso, o caso gera repercussão na cidade, onde a população cobra transparência na aplicação dos recursos públicos, especialmente na área da saúde.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário