Na noite da última segunda-feira (2), um objeto brilhante cruzou o céu em várias cidades do Maranhão, causando espanto entre moradores. O fenômeno foi registrado em municípios como Coelho Neto, Anapurus, Barreirinhas e São José de Ribamar, com vídeos sendo compartilhados nas redes sociais por testemunhas.
“Eu vi, e outras quatro pessoas também, além de turistas e moradores locais”, relatou um empresário que presenciou a cena enquanto estava na região dos Lençóis Maranhenses. Muitos chegaram a questionar se se tratava de um meteoro ou asteroide.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
No entanto, astrônomos explicaram que o mais provável é que o objeto tenha sido lixo espacial. Segundo Fernando Moucherek, coordenador do Observatório Astronômico de Física da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), trata-se de resíduos da Starlink, empresa americana de satélites.
“O que foi visto no céu não era um meteoro ou asteroide, mas sim lixo espacial da Starlink. A SpaceX tem feito centenas de lançamentos em 2024, e esses materiais, ao entrarem na atmosfera, se tornam luminosos e geralmente se desintegram antes de atingir o solo”, afirmou Moucherek.
Casos semelhantes já foram registrados em outras partes do mundo, e especialistas alertam que, com o aumento de lançamentos espaciais, fenômenos como esse podem se tornar mais frequentes.
Com informações do G1.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário