O Sesc Maranhão realiza a 1ª edição do Festival Sesc Partituras , um evento voltado para a valorização da música de concerto brasileira, com ênfase na difusão do acervo disponível na plataforma nacional Sesc Partituras. Com acesso gratuito, o Festival acontece de 21 a 23 de maio, na Escola de Música do Estado do Maranhão “Lilah Lisboa de Araújo” com concertos abertos ao público , a partir das 19h, com os grupos Quarteto Ibirapitanga (RS) e Camerata Maranhense (MA), além da apresentação dos alunos do Festival.
Com um repertório que explora a riqueza e a diversidade da música brasileira, o público poderá assistir gratuitamente aos concertos d a 1ª edição do Festival Sesc Partituras, de 21 um 23 de maio, na Escola de Música do Estado do Maranhão “Lilah Lisboa de Araújo” , sempre às 19h. Os grupos que a brilhantam a programação são o Quarteto Ibirapitanga (RS) e a Camerata Maranhense (MA) e uma apresentação especial dos alunos do Festival.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
As inscrições estão abertas para os workshops de violino, viola, violoncelo, ministradas pelos integrantes do Quarteto Ibirapitanga (RS), pelo link https://forms.gle/DHHAGrpVQ9azEBtEA . O grupo foi criado no início de 2023 com o propósito de expandir e fortalecer a música de câmara no Rio Grande do Sul e em todo o Brasil. Seu repertório abrange desde obras clássicas europeias até peças do repertório camerístico brasileiro, buscando unir tradição e identidade nacional em suas apresentações.
O nome Ibirapitanga tem origem no tupi-guarani e significa pau brasil, árvore de grande importância histórica e cultural para o país. O pau-brasil é uma prática utilizada na fabricação de arcos de instrumentos de cordas friccionadas, simbolizando o elo entre a música, a natureza e a cultura brasileira.
O Festival Sesc Partituras integra as ações do programa Cultura do Sesc e visa fortalecer a música de concerto como linguagem artística de relevância social, contribuindo para a formação de novos públicos e valorização de repertórios pouco difundidos.
PROGRAMAÇÃO
Dia 21 de maio (quarta-feira)
- Manhã (09h às 12h) – Master Class: Violino, Viola e Violoncelo
- Tarde (14h às 15h30) – Master Class: Violino, Viola e Violoncelo
- Tarde (16h às 17h30) – Prática de Orquestra (ensaio)
- Noite – 19h – Recital: Camerata Maranhense
Dia 22 de maio (quinta-feira)
- Manhã (09h – 12h) – Master Class: Violino, Viola e Violoncelo
- Tarde (14h – 17h) – Master Class: Violino, Viola e Violoncelo
- Tarde (16h – 17h30) – Prática de Orquestra (ensaio)
- Noite – 19h – Recital: Quarteto Ibirapitanga
Dia 23 de maio (sexta-feira)
- Manhã (09h – 12h) – Master Class: Violino, Viola e Violoncelo
- Tarde (14h – 17h) – Master Class: Violino, Viola e Violoncelo
- Tarde (16h00 – 17h30) – Prática de Orquestra (ensaio)
- Noite – 19h – Concerto de Encerramento: Todos os participantes
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário