Três escolas da Zona Rural de São Luís estão no centro de denúncias por falta de infraestrutura, escassez de profissionais e descaso com a inclusão de estudantes com deficiência. Os problemas foram relatados por moradores durante audiências públicas no bairro Vila Esperança e levaram à instauração de investigações para cobrar respostas da Prefeitura de São Luís, Secretaria Municipal de Educação (Semed) e do Governo do Maranhão .
Na UEB Maria Thereza Cabral, localizada na Rua Bom Jardim, bairro Rio Grande, os relatos são de graves problemas estruturais que colocam em risco a segurança de estudantes e profissionais da educação. A unidade está em situação precária, necessitando de reforma geral.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp

Já na UEB Professor Major Augusto Mochel, além da continuidade da reforma geral, a comunidade escolar cobra a contratação de mais professores e a presença de cuidadores especializados para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ausência desses profissionais compromete o atendimento adequado a estudantes com deficiência.

A UEB Haydée Chaves também está em situação crítica. A escola precisa de retelhamento, troca de bebedouros, reparos estruturais, e da contratação de um gestor escolar. Faltam ainda professores de língua portuguesa, educação física, suporte pedagógico e cuidadores para auxiliar alunos com necessidades especiais.

Os moradores da Zona Rural têm exigido providências urgentes da Prefeitura de São Luís e do Governo do Maranhão, com prazos definidos para a execução das reformas e contratação de profissionais. A situação evidencia o abandono de escolas públicas situadas fora do centro urbano e reforça a urgência de uma política educacional mais justa e inclusiva para toda a capital maranhense.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário