Neste sábado (17), comemora-se o Dia Mundial da Reciclagem, dados instituídos pela Unesco para promover o descarte consciente de resíduos. A Equatorial Maranhão destaca os avanços do programa E+ Reciclagem no estado, uma das mais relevantes iniciativas de sustentabilidade e reciclagem; que tem como foco a educação ambiental, inclusão social, reciclagem e eficiência energética.
Criado em 2011, o programa já consolidou sua presença entre os maranhenses ao possibilitar que os clientes troquem resíduos recicláveis por bônus na conta de energia elétrica. O diferencial está na forma como a ação de responsabilidade ambiental, benefício direto à população e apoio a instituições filantrópicas locais, estimulando uma cadeia virtuosa de solidariedade e sustentabilidade.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
“O E+ Reciclagem não é apenas uma ação de preservação ambiental, mas também uma poderosa ferramenta de transformação social”, destaca Rosângela Martins, analista do programa na Equatorial Maranhão. “A cada negociação realizada, o cliente pode optar por doar os bônus gerados às instituições sociais cadastradas. Isso fortalece a cidadania e multiplica o impacto do programa”, explicou Rosângela.
A participação é simples: basta levar um documento oficial com foto, CPF e o número da conta do contrato a um dos postos de coleta de parceiros. O desconto aplicado é proporcional à quantidade e peso do material entregue – o que estimula o engajamento contínuo da população.
Educação ambiental e ações em comunidade ampliam a conscientização
Para fortalecer a conscientização das pessoas sobre a necessidade da reciclagem e celebrar a data, no Maranhão Equatorial antecipando as comemorações do Dia Mundial da Reciclagem, com atividades educativas e mobilização comunitária, nessa sexta-feira (16).
Em São Luís, às 9h, estudantes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) do bairro Itaqui-Bacanga visitam o posto do E+ Reciclagem localizado na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). A iniciativa tem o objetivo de sensibilizar os jovens sobre a importância da reciclagem e do incentivo que se tornem multiplicadores dessa prática em suas casas e comunidades.
Já no sábado (17/05), das 8h30 às 12h, será realizada uma blitz educativa no posto E+ Reciclagem localizada no Supermercado Mateus da Cohab, também em São Luís. Durante a ação, os clientes poderão entregar seus recicláveis e receber brindes como incentivo à adesão à coleta seletiva.
Além disso, todos os postos ativos do projeto E+ Reciclagem estarão em operação no sábado, incentivando o descarte adequado de resíduos e promovendo a troca gratuita de lâmpadas ineficientes (incandescentes e fluorescentes) por lâmpadas LED, ação diretamente vinculada às diretrizes do Programa de Eficiência Energética regulamentado pela ANEEL. Vale ressaltar que o recolhimento das lâmpadas excedentes segue critérios de logística reversa, garantindo sua destinação ambientalmente correta e evitando riscos à saúde e ao meio ambiente.
Ações como essas não apenas geram economia na conta de energia, mas também consolidam o papel da Equatorial como agente de transformação energética e ambiental.
Em Alcântara, a Equatorial se une à Prefeitura Municipal e à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Sustentáveis (SEMMARS) para promover uma Campanha de Coleta Seletiva, na Praça do Galo. Durante toda a sexta-feira (16), das 9h às 16h, moradores são convidados a levar resíduos como papel, plástico, metal e lixo eletrônico para doação e descarte. Além de contribuir para o meio ambiente, os participantes poderão receber descontos em suas contas de energia com base no peso dos materiais doados.
Resultados mais que positivos em 2025
O E+ Reciclagem combate de forma eficaz os prejuízos causados pelos resíduos sólidos, que muitas vezes são descartados de forma indevida no meio ambiente, além de divulgar a cultura da coleta seletiva entre os maranhenses.
Nesses cinco primeiros meses de 2025, entre janeiro até maio, o programa já atingiu 517 novos cadastros nos postos fixos e grandes geradores; com um total de 2.300 clientes bonificados e cerca de 2.087 toneladas de resíduos encontrados, resultando em um total de R$ 52.190,33 em bônus concedidos nas contas de energia.
Já nas máquinas Retorna Machine, em 2025, foram 1.610 toneladas de resíduos encontrados. Das mais de 40.774 unidades de itens reciclados, 31.130 unidades foram de itens plásticos; 5.917 latinas de alumínio; 1.936 unidades de vidro; 279 unidades de aço e 1.512 unidades de embalagem de longa vida. A reciclagem desses itens promoveu uma redução de CO² da ordem de 1.649 toneladas; e uma economia de água de 145.305m³, além de 35.245 tricoins arrecadados em bonificações.
Compromisso contínuo com o desenvolvimento sustentável
Num cenário em que o Brasil ocupa a quarta posição entre os países que mais produzem lixo no mundo, programas como o E+ Reciclagem ganham ainda mais relevância. Ao promover a educação ambiental de forma prática e acessível, a Equatorial Maranhão reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a cidadania ativa no estado.
Com mais de uma década de atuação, o programa E+ Reciclagem se consolida como uma política pública não governamental muito eficaz, capaz de transformar hábitos e gerar impacto positivo duradouro – ambiental, econômico e social – na vida dos maranhenses.
Resíduos aceitos nos postos da E+ Reciclagem:
• Papel: Livros, revistas, encartes, jornais, papelão, embalagens longa vida (tetra pack);
• Plástico: Pet, plástico duro, filme plástico, pvc, canos e forros;
• Eletrônicos: Celulares, placas eletrônicas, computadores, aparelho de som e TV;
• Metais: Aço inox, alumínio, ferro, bronze e chumbo;
• Vidro: Garrafas, copos, pratos, potes de conservação, embalagens de vidro, embalagens de esmalte.
Onde levar seus resíduos: Postos E+ Reciclagem
São Luís:
Sede Equatorial Maranhão (Posto Fixo)
Endereço: Alameda A, Quadra SQS Nº 100 Loteamento Quitandinha Altos do Calhau (próximo ao Colégio Upaon Açu).
Horário: segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h e sábados das 8h às 12h.
Mateus da Cohab
Endereço: Av. Jerônimo de Albuquerque, Nº 37 – Cohab Anil
Horário: segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h e sábado das 8h às 12h.
Lagoa (Posto Fixo)
Endereço: Rua dos Gaviões, s/nº – Ponta D’Areia.
Horário: segunda a sexta das 08h às 12h e 13h às 17h e sábados das 8h às 12h.
UEMA – Coleta Solidária (não gera bônus)
Endereço: Cidade Universitária Paulo VI (Campus 1 da Universidade Estadual do Maranhão)
Horário: Segunda a Sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Caxias:
Endereço: Rua Aarão Reis, s/nº, Caxias – MA (2º Batalhão de Polícia Militar)
Horário: Segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h e sábados das 8h às 12h.
Imperatriz:
Sede Imperatriz (Posto Fixo)
Endereço: BR 010, KM 010, S/N – Entroncamento
Horário: segunda a sábado das 7h30 às 12h.
Bacuri:
Endereço: Rua Leôncio Pires Dourado Nº 173 (3º Batalhão de Polícia Militar)
Horário: Segunda a sábado das 7h30 às 12h.
Nova Imperatriz (Posto Fixo):
Endereço: Praça da Prefeitura (Rua Rui Barbosa, 201 – Centro, Imperatriz, MA, 65903-270)
Horário: segunda a sábado das 7h30 às 12h.
Timão:
Centro (Posto Fixo)
Endereço: Rua Viana Vaz, S/N (Empresa B&Q) – Centro (Praça São José)
Horário: Segunda a Sexta das 9h às 12h e das 13h às 17h e sábados das 8h às 12h.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário