Servidor do INSS denunciou esquema bilionário em 2020 e sofreu ameaças de morte

A denúncia foi formalizada em setembro de 2020, quando o servidor alertou a PF sobre o aumento suspeito de filiações à Conafer

Um servidor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que denunciou, em 2020, um esquema de fraudes envolvendo descontos ilegais em aposentadorias revelou ter recebido ameaças de morte durante as investigações. O caso, inicialmente apurado pela Polícia Federal (PF) no governo Bolsonaro, só agora começa a ser desarticulado, após anos de inação.

Anúncios

O funcionário, que trabalha na área de análise de descontos em benefícios, contou em depoimento anônimo ao Jornal Nacional que as ameaças ocorreram no período em que o INSS realizava auditorias sobre os chamados “descontos associativos” – valores retirados indevidamente de aposentadorias em favor de entidades como a Confederação Nacional de Agricultores Familiares (Conafer).

Fraude cresceu sob omissão do governo Bolsonaro

A denúncia foi formalizada em setembro de 2020, quando o servidor alertou a PF sobre o aumento suspeito de filiações à Conafer: de 80 mil em janeiro para mais de 250 mil em outubro daquele ano, mesmo com o convênio suspenso. Apesar das evidências, o inquérito foi arquivado sem responsabilizações.

Anúncios

Documentos obtidos pelo Metrópoles mostram que Jair Bolsonaro foi informado sobre as fraudes já em 2019, quando o Procon-SP enviou um ofício ao governo federal relatando 16 mil reclamações de cobranças indevidas. Nenhuma medida efetiva foi tomada.

Prejuízo de R$ 6,3 bilhões e falhas na fiscalização

Dados da Operação Sem Desconto, da PF, indicam que entidades envolvidas no esquema arrecadaram R$ 6,3 bilhões desde 2019. Relatórios da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Ministério Público do Paraná já apontavam falhas graves no sistema de controle do INSS, que permitiram a continuidade dos descontos ilegais.

Anúncios

Enquanto Bolsonaro afirmou recentemente que “se alguém do [seu] governo errou, que pague”, a investigação mostra que as fraudes foram ignoradas mesmo após alertas oficiais. Agora, a PF retomou o caso, buscando identificar os responsáveis por um dos maiores escândalos de desvio de recursos da previdência nos últimos anos.

Com informações do Fórum.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios