Com o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, o CCVM abre suas portas, entre os dias 13 a 17 de maio, para uma programação organizada que celebra a cultura maranhense e reflete sobre o papel dos museus na preservação e transformação de nossas comunidades.
A Semana de Museus do CCVM incluirá atividades que abrangem desde o estudo das dimensões históricas e culturais da Baixada Maranhense até oficinas artísticas que incentivam a criação de narrativas visuais.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
Entre as atividades, destacam-se:
13 a 16 de maio, às 14h – Materialidades da Baixada Imaterial: dimensões históricas e culturais da Baixada do Maranhão, com Manoel Barros
Um curso que explora os processos históricos e culturais da Baixada Maranhense, abordando suas identidades e as manifestações culturais que marcaram a região.
13 a 17 de maio, às 15h – Construindo Poéticas e Narrativas Visuais através da Colagem , com Silvana Mendes
Oficina criativa que utiliza a cooperação como linguagem artística para a criação de narrativas visuais, combinando referências pessoais e elementos reaproveitados.
15 de maio, às 19h – Viva São Gonçalo , com o Grupo Folclórico Preto Martins
Uma apresentação do tradicional Baile de São Gonçalo, onde o Grupo Folclórico Preto Martins traz à tona uma tradição vibrante nos moldes da Baixada Maranhense.
A programação encerra no sábado, 17 de maio, com uma visita mediada pelos curadores da exposição “Com Amor, Alcione”, num mergulho no legado da cantora e suas influências.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário