Prazo para regularização de títulos eleitorais termina na próxima segunda-feira (19)

Considera-se eleitor faltoso quem não votou, não justificou a ausência nem pagou a multa nos três últimos pleitos eleitorais – incluindo cada turno como uma eleição distinta.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta que cerca de cinco milhões de eleitores em todo o país ainda têm pendências com a Justiça Eleitoral e correm o risco de ter o título cancelado caso não regularizem a situação até a próxima segunda-feira (19). Desde o início do prazo, em 7 de março, mais de 111 mil pessoas já procuraram os cartórios para resolver suas pendências.

Anúncios

“O título eleitoral é um documento essencial para o exercício da cidadania. Quem não regularizá-lo pode perder direitos básicos, como votar, assumir cargos públicos ou até mesmo emitir passaporte”, destacou o TSE em nota.

Quem pode ter o título cancelado?

Considera-se eleitor faltoso quem não votou, não justificou a ausência nem pagou a multa nos três últimos pleitos eleitorais – incluindo cada turno como uma eleição distinta. O cancelamento não se aplica a eleitores facultativos (menores de 18 anos, maiores de 70 ou analfabetos), pessoas com deficiência que comprovem impedimento para votar ou casos de justificativa aceita pela Justiça Eleitoral.

Anúncios

Como regularizar?

Os eleitores devem consultar a situação do título nos sites oficiais do TSE ou dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Caso haja débitos, é possível quitar as multas pelo aplicativo e-Título, pelo Autoatendimento Eleitoral ou diretamente no cartório eleitoral, apresentando documentos como RG, título eleitoral e comprovantes de votação ou justificativa.

Justificativa para ausência

Quem esteve fora do país no dia da eleição pode justificar a falta em até 60 dias após cada turno ou 30 dias após o retorno ao Brasil, via e-Título ou Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE). Se não houver regularização, o eleitor ficará sujeito às penalidades previstas em lei.

Anúncios

Com o fim do prazo, a Justiça Eleitoral iniciará o processo de cancelamento dos títulos irregulares. Quem perder o documento precisará fazer um novo cadastro para voltar a votar nas próximas eleições.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios