O encantamento de animais da terra, da água e da imaginação vai inaugurar a Galeria Gabinete, novo espaço de exposições do Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha. O local receberá a mostra “Quem Tem Medo de Bicho Pau?”, apresentada pelo Museu Vale em parceria com o Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), do dia 9 de maio até o dia 17 de agosto.
Os visitantes poderão conferir de perto mais de cem esculturas feitas pelo artista popular de Água Doce do Maranhão, Hiorlando, que transforma madeira em bicho e bicho em encantamento, e revela nas formas e texturas, um mundo onde o real e o imaginário coexistem.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
A curaria é de Gabriel Gutierrez, diretor do Centro Cultural Vale Maranhão, que d estaca a importância da cultura popular na formação do pensamento crítico e afirmação da ancestralidade. “Comumente, pensamos na ancestralidade como algo abstrato que paira sobre as nossas cabeças, quando, na verdade, ela é física e presente. Os bichos de Hiorlando são uma prova da marca ancestral dos fazeres populares. Eles conectam tempos e espaços distantes, fazendo lembrar que a cultura popular é originária. É possível considerar, nos bichos de Hiorlando, as pinturas rupestres, as carrancas do São Francisco e até a casaca capixaba. O movimento é o mesmo: dar e criar sentido a partir dos valores da terra, ordenando minimamente o mundo que nos rodeia”, explica Gabriel.
Para a diretora do Museu Vale, Claudia Afonso, essa é uma oportunidade de valorizar a diversidade de expressões artísticas e criar múltiplas experiências para o público. “A exposição celebra o encontro entre dois espaços que integram o Instituto Cultural Vale, aproximando o Maranhão e o Espírito Santo por meio da arte popular, da cultura e da potência criativa desses territórios banhados pelo mar”, afirma.
A exposição é uma iniciativa do Museu Vale, do Centro Cultural Vale Maranhão e do Instituto Cultural Vale, com patrocínio da Vale, e realização do Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura. Ela contará com recursos de acessibilidade, incluindo mapa tátil e audiodescrição, garantindo que todos os visitantes possam desfrutar plenamente da experiência.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário