O Festival BR 135, um dos principais eventos culturais itinerantes do Nordeste, corre o risco de não acontecer no próximo ano. Apesar de ter patrocínio garantido, a Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (SECMA) ainda não emitiu a Declaração de Relevante Interesse Cultural — documento obrigatório para viabilizar os recursos via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Em carta aberta, os organizadores denunciam a situação: “Sem esse documento, não tem Lei de Incentivo. É o poder público travando a cultura que dá certo”. O festival, que leva música, arte e ocupação criativa a cidades do Maranhão e outros estados, depende da declaração para acessar o patrocínio já acertado.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
Criado para valorizar a diversidade cultural e conectar regiões, o BR 135 já transformou espaços públicos em palcos abertos em cidades como São Luís, Santa Inês e Imperatriz. Agora, sua continuidade está ameaçada pela demora da SECMA, que não se manifestou sobre o prazo para análise do pedido.
Artistas e coletivos culturais têm se mobilizado nas redes sociais em apoio ao festival, pressionando o governo a agir. “A cultura não pode parar”, reforçam os organizadores, que seguem em busca de uma solução para evitar o cancelamento da edição de 2025.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário