Dados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) revelam que mais de 3 mil pessoas vivem nas ruas no Maranhão, com um crescimento preocupante nos últimos anos. Em fevereiro de 2024, o estado contabilizou 3.245 indivíduos em situação de rua, um aumento de 23% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando eram 2.637.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
O informe técnico, divulgado em abril pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (OBPopRua/UFMG), mostra ainda que o número atual é 24 vezes maior do que o registrado há uma década. Em 2015, apenas 132 pessoas estavam nessa condição no estado.
Capital concentra maioria dos casos
São Luís responde por 60,6% do total, com 1.967 pessoas vivendo nas ruas. Imperatriz aparece em segundo lugar, com 482 indivíduos (14,85% do total), seguida por Timon (252), São José de Ribamar (145) e Caxias (70). Outros municípios, como Codó, Paço do Lumiar e Açailândia, também apresentam números significativos.
Especialistas alertam para a necessidade de políticas públicas mais eficazes, como ampliação de abrigos, programas de reinserção social e acesso a saúde mental. “O crescimento acelerado exige ações integradas entre governo, sociedade civil e iniciativa privada”, afirma um relatório do observatório.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social afirma que está ampliando programas de assistência, mas reconhece os desafios diante do cenário econômico e do aumento da vulnerabilidade social. Enquanto isso, organizações não governamentais cobram medidas urgentes para frear o avanço do problema.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário