A transparência na Câmara Municipal de São Luís durou pouco. Após começar a publicar em seu site oficial o registro de presenças e ausências dos vereadores, a casa legislativa suspendeu a divulgação dos dados no dia 31 de março – justamente quando o plenário registrou um número alarmante de faltas, incluindo a do próprio presidente, Paulo Victor (PSB).
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
A medida, inicialmente elogiada como um avanço na prestação de contas à população, foi abandonada depois que as ausências se tornaram frequentes, a ponto de, em algumas sessões, não haver quórum mínimo para votação. O presidente da Câmara convocou uma nova reunião para discutir o assunto e afirmou que pode descontar as faltas nos contracheques dos parlamentares – uma ameaça que, desde que assumiu a presidência, nunca foi cumprida.
No último registro disponível, 20 vereadores estiveram presentes, enquanto oito se ausentaram, entre eles nomes como Marcelo Poeta, Edson Gaguinho, Thyago Freitas e Raimundo Penha, que justificaram as faltas. Também não compareceram Beto Castro, aliado de Paulo Victor na última eleição para a mesa diretora, além de Daniel Oliveira, Raimundo Jr, Wendell Martins, Octávio Soeiro e Nato Júnior.
A falta de transparência preocupa órgãos de controle e o Ministério Público, que podem cobrar explicações sobre a interrupção da divulgação dos dados. Enquanto isso, a população segue sem saber quantos de seus representantes estão, de fato, trabalhando.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário