O prefeito de Arame (MA), Pedro Fernandes, de 76 anos, foi multado em R$ 575 mil pelo Ibama por desmatar 115 hectares de vegetação nativa na Fazenda Monte Verde, em fevereiro. A área fica a 15 km da Terra Indígena Araribóia, território do povo Guajajara, representado pela ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara (PSOL).
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
Fernandes, filiado ao União Brasil e pai do deputado federal Pedro Lucas – cotado para assumir o Ministério das Comunicações no governo Lula – mantém na propriedade uma criação de gado de corte. O Ibama embargou a fazenda, proibindo atividades econômicas no local.
Em nota, o prefeito afirmou estar em “processo de regularização ambiental” e disse não ter sido formalmente notificado sobre a multa, cujo valor é público e está disponível no site do órgão.
Fernandes lidera um grupo político no Maranhão há duas décadas. Reeleito em Arame, cidade com o segundo pior IDH do estado, já foi deputado federal e suplente de senador. Seu filho, Pedro Lucas, deve assumir o ministério após a Páscoa, se confirmada a indicação.
Além da política, o prefeito atua como pecuarista. Dados obtidos pela Repórter Brasil mostram que, entre 2020 e 2024, ele comprou mais de 1,4 mil cabeças de gado de fazendas com histórico de infrações trabalhistas e ambientais – incluindo uma propriedade de um produtor que já esteve na Lista Suja do trabalho escravo. Questionado, Fernandes disse desconhecer irregularidades.
A região da Terra Indígena Araribóia tem sofrido com conflitos e desmatamento. Lideranças Guajajara denunciam o avanço da pecuária ilegal e acusam a prefeitura de poluir o rio Zutiwa, que corta a cidade e adentra o território indígena. Decisões judiciais ordenaram a limpeza do rio, mas o projeto de saneamento apresentado por Fernandes ainda não saiu do papel.
Enquanto isso, a nomeação de Pedro Lucas para o Ministério das Comunicações coloca o governo Lula em uma situação delicada: o futuro ministro dividirá espaço no Palácio do Planalto com Sonia Guajajara, justamente a representante política dos indígenas afetados pelas ações de seu pai.
O Ibama informou que o prazo para defesa do prefeito ainda está aberto. Já o deputado Pedro Lucas não se manifestou sobre o caso.
Com informações do Repórter Brasil.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário