A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (10) a Operação Copia e Cola para investigar um esquema de desvio de recursos públicos na área da saúde. Entre os alvos está o prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos). Foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão em 13 cidades de São Paulo e da Bahia, mas nenhum de prisão.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
As buscas ocorreram na Prefeitura de Sorocaba, no gabinete e na residência do prefeito, na Secretaria Municipal de Saúde, no diretório local do partido e na casa do ex-secretário de Saúde Vinicius Rodrigues. Segundo a PF, parte dos R$ 600 mil em espécie apreendidos estava em uma caixa dentro do porta-malas de um carro. A Justiça determinou ainda o bloqueio de R$ 20 milhões em bens dos investigados e suspendeu contratos de uma Organização Social (OS) suspeita de irregularidades.
Eleito em 2020, Manga ganhou notoriedade nas redes sociais com vídeos sobre sua gestão, acumulando milhões de seguidores. Em publicação no Instagram após a operação, ele ironizou as buscas: “Acharam bolo de cenoura, Nutella e o Pokémon que meu filho ama”. A Prefeitura de Sorocaba emitiu nota afirmando que colabora com as investigações, mas sugeriu que “forças ocultas” estariam agindo contra o prefeito.
Além de Manga e Rodrigues, a PF investiga o ex-secretário de Governo Fausto Bossolo, uma igreja e um empresário do ramo imobiliário. Os crimes apurados incluem corrupção, lavagem de dinheiro e fraude em licitações.
Onde ocorreram as buscas
- SP: Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Votorantim, Itu, São Bernardo do Campo, São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Santos, Socorro, Santa Cruz do Rio Pardo e Osasco.
- BA: Vitória da Conquista.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário