Funcionárias de universidade condenadas por invadir WhatsApp de colega em São Luís

De acordo com a ação, as réus utilizaram um computador compartilhado da instituição para acessar o aplicativo de mensagens da vítima sem autorização.

Duas funcionárias de uma instituição de ensino superior da capital maranhense foram condenadas a pagar R$ 10 mil em indenização por danos morais após acessarem indevidamente o WhatsApp de uma colega de trabalho, tirar prints de conversas privadas e compartilhá-las com terceiros. A decisão foi proferida pelo juiz Márcio Castro Brandão, da 3ª Vara Cível da Capital.

De acordo com a ação, as réus utilizaram um computador compartilhado da instituição para acessar o aplicativo de mensagens da vítima sem autorização. Em seguida, capturaram telas de conversas particulares, incluindo trocas em grupos de WhatsApp, e as divulgaram para outras pessoas. A autora do processo relatou que a exposição resultou em sua demissão e em danos à sua imagem, honra e reputação.

Anúncios

As réus alegaram que não houve violação de sigilo, pois o computador era de uso coletivo e as mensagens estavam visíveis na tela. Também argumentaram que as provas apresentadas no processo seriam ilícitas. No entanto, o magistrado rejeitou as justificativas, destacando que o sigilo das comunicações é garantido pela Constituição Federal (Art. 5º, XII).

“Indubitável o fato de que terceiros somente podem ter acesso às conversas de WhatsApp mediante o consentimento dos participantes ou autorização judicial”, afirmou o juiz. Ele ressaltou ainda que a demissão da vítima e a exposição de sua vida privada, inclusive durante sua gestação, configuraram dano moral comprovado.

Anúncios

A sentença condenou cada uma das funcionárias ao pagamento de R$ 5 mil, além de correção monetária pelo IPCA e juros de 1% ao mês desde o ocorrido. Elas também arcarão com custas processuais e honorários advocatícios.

O caso ganhou ampla repercussão dentro da universidade, conforme depoimento de uma testemunha, que afirmou que os prints circularam entre diversos funcionários, incluindo membros da direção.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios