Estudantes cobram implementação do Passe Livre em São Luís

Manifestação na Praça Deodoro pressiona prefeitura a cumprir direito garantido nas urnas

Estudantes, entidades juvenis, professores e trabalhadores da educação se reuniram na última terça-feira (18/03), na Praça Deodoro, para cobrar do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD/MA), a efetiva implementação do Passe Livre Estudantil na capital maranhense. O direito, garantido nas urnas em 6 de outubro de 2024, ainda não saiu do papel, gerando insatisfação e mobilizações por parte da comunidade estudantil.

@cubojorbr

Estudantes nas ruas cobrando o Passe Livre que foi prometido! 🚌📚 A luta continua, mas a vontade política parece estar em falta… E você, apoia essa causa? ✊💬 #passelivre #educação #SãoLuís

♬ som original – Cubo
Anúncios

A manifestação teve como objetivo chamar a atenção da sociedade civil para a necessidade de respeitar e implementar a conquista do Passe Livre, que facilitaria o acesso de milhares de estudantes ao transporte público. Franklin Douglas, professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), destacou que a Prefeitura de São Luís não incluiu o benefício como prioridade no Plano Plurianual (PPA) para os próximos quatro anos, nem destinou recursos em suas Leis Orçamentárias até 2028.

“A Prefeitura está realizando as Conferências da Cidade, mas sequer menciona o Passe Livre como uma prioridade. Além disso, não há previsão orçamentária para sua implantação”, denunciou Douglas, que também é jornalista e advogado. Ele ressaltou que a falta de iniciativa política é o principal entrave, já que recursos existem. “Em dois dias, o prefeito regulamentou, licitou e colocou no ar uma página para oferecer vouchers durante a greve dos transportes públicos. O problema não é falta de dinheiro, mas de vontade política”, afirmou.

Anúncios

Outro ponto crítico é a ausência de representantes da administração municipal na Comissão Tripartite, criada pela Câmara de Vereadores para estudar e regulamentar a implementação do Passe Livre. A falta de engajamento do Executivo tem sido interpretada como um desrespeito ao direito conquistado pelos estudantes.

Franklin Douglas enfatizou que a mobilização popular é essencial para transformar o Passe Livre em realidade. “Somente a pressão da sociedade pode fazer com que essa conquista saia do papel e chegue às catracas dos ônibus”, concluiu.

Com informações da Agência Tambor.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.

Deixe um comentário

Anúncios
Anúncios
Image of a golden megaphone on an orange background with the text 'Anuncie Aqui' and a Whatsapp contact number.
Anúncios