O Sebrae esteve apresentando o projeto Papo de Mulher, com o tema “Empreendedorismo Feminino: Gestão de Negócios e Inovação”, realizado nesta terça-feira (18) pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP). O evento ocorreu no auditório da Secretaria, na Vila Palmeira, reunindo servidores e servidores para uma discussão sobre desafios e oportunidades no mundo dos negócios. Durante o encontro, foi apresentado o projeto Sebrae Delas, voltado ao fortalecimento do empreendedorismo feminino.
A foi conduzida por Rosanira Leite, gestora de Empreendedorismo Feminino do Sebrae em São Luís, apresentação que destacou o papel do empreendedorismo para mulheres que iniciam seus negócios, muitas vezes, por necessidade. Segundo Rosanira, esse é um cenário recorrente e que exige capacitação e suporte para que essas empreendedoras possam consolidar seus negócios de maneira sustentável. “Muitas mulheres começam a empreender por necessidade, mas se perdem ao longo do caminho por não terem o acompanhamento devido. Às vezes, têm força de vontade, têm a técnica, mas não compreendem a gestão e não possuem soft skills (competências comportamentais) essenciais para o sucesso empresarial. É essa orientação e capacitação que o Sebrae oferece para que as empreendedoras tenham sucesso na jornada empresarial”, explicou a gestora.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
O evento também contou com a participação das empreendedoras Sílvia Araújo, enfermeira esteta e especialista em harmonização corporal, e Aline Fortes, personal trainer e especialista em ciência do treinamento de força e fisiologia clínica do exercício.
Para a empreendedora Sílvia Araújo, ser uma mulher empreendedora vai muito além de abrir um negócio. “Empreender é ter iniciativa, coragem e determinação para transformar sonhos em realidade. É assumir a liderança, criar oportunidades e mudanças, seja no mercado, na sociedade ou dentro de casa.
A supervisora de Assistência Biopsicossocial e Servidores Sociais da SEAP, Madalena Barbosa, enfatizou a importância da palestra para ampliar a visão das servidores sobre o empreendedorismo. “Nosso objetivo foi mostrar que empreender não é apenas uma resposta à necessidade, mas uma real de crescimento e transformação. Trazer o Sebrae para esse diálogo foi fundamental para orientar e inspirar nossas mulheres a enxergarem oportunidade além do dia a dia e construirem suas próprias trilhas no mundo dos negócios”, destacou.
Empreendedorismo feminino no Maranhão
De acordo com dados do Sebrae, 41,2% dos negócios ativos no Maranhão são liderados por mulheres, principalmente nos setores de Comércio e Serviços. Além disso, são 43,5% dos Microempreendedores Individuais (MEIs) – o que representa 52.866 mulheres de um total de 121.454 MEIs formalizados – comandando seus próprios negócios, evidenciando a presença crescente de mulheres no mercado formal de trabalho. No entanto, apesar desses avanços, eles ainda enfrentam desafios significativos, como a dificuldade de acesso ao crédito, a sobrecarga de responsabilidades familiares e a desigualdade de gênero, especialmente em setores estratégicos da economia.
Sebrae Delas e o fortalecimento do empreendedorismo feminino
O Sebrae Delas é um projeto voltado para o fortalecimento do empreendedorismo feminino, promovendo a autonomia financeira das mulheres e ampliando sua presença no mercado. A iniciativa incentiva o desenvolvimento de recursos empreendedoras, aprimora capacidades técnicas e oferece lacunas de conexão para que mulheres empreendedoras possam se inspirar e aprender umas com as outras. Além disso, articulamos políticas públicas para tornar o ambiente de negócios mais favorável ao surgimento e crescimento de negócios direcionados para mulheres.
No Maranhão, o Sebrae Delas tem desempenhado um papel fundamental na transformação da realidade de muitas empreendedoras, conectando mulheres de diferentes setores e empreendimentos do empreendedorismo. O projeto proporciona qualificação em gestão, desenvolvimento de soft skills e acesso a conteúdos estratégicos sobre mercado e setor de atuação. Dessa forma, contribui para o fortalecimento da rede de empreendedorismo feminino no estado, garantindo que mais mulheres conquistem independência financeira e protagonismo em suas trajetórias profissionais.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário