O Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) preparou uma programação especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher, com destaque para o evento Magnética Conecta, que acontece no dia 8 de março. O coletivo, composto exclusivamente por mulheres, promove a arte feminina com apresentações de DJs, performances de dança e expressão corporal. As DJs Babi, Kalillah, Lume e Sereia comandam os sets musicais, enquanto performances artísticas garantem um toque de magia e movimento ao evento.
O Magnética Conecta é mais uma iniciativa do Coletivo Magnética, que busca fomentar e valorizar o trabalho de artistas mulheres em diversas áreas. O evento ocorre no Pátio Aberto do CCVM, a partir das 16h, e promete ser um espaço de inclusão, criatividade e celebração da força feminina.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
Até 30 de agosto, o CCVM recebe a exposição Com Amor, Alcione, que mergulha na vida e na obra de uma das maiores vozes da música brasileira. Com mais de 300 fotos do acervo pessoal da artista e dez figurinos emblemáticos de diferentes fases de sua carreira, a mostra celebra os 50 anos de trajetória da cantora, desde sua saída de São Luís até se tornar uma das artistas mais premiadas do país. A exposição é a primeira dedicada exclusivamente à Alcione no Brasil.
Baile do Caribe e ritmos maranhenses
No dia 27 de fevereiro, o grupo Carimbó dos Macacos apresenta o Baile do Caribe, como parte da campanha de lançamento do álbum Swing Louco. O show, que acontece no Pátio Aberto do CCVM, às 19h, traz uma visão peculiar dos ritmos maranhenses, com influências afro-caribenhas. Com seis anos de estrada, a banda se consolida como uma das representantes da cultura popular do Maranhão.
Podcast e videodanças destacam tradições e novas produções
No dia 3 de março, o podcast Faz Colher e Borda o Cabo apresenta a Dança do Lindô, um bailado de origem portuguesa ressignificado por comunidades negras no Norte e Nordeste. Já a partir de 4 de março, a mostra Dança Maranhão exibe videodanças contempladas em edital, com destaque para produções dirigidas por mulheres, como Saudosa Lembrança, de Taíla Menezes, e O Centro da Dança: Cultura em Cada Rua, de Yasmin Viana.
Shows e reflexões sobre o Antropoceno
Daniel Montelles sobe ao palco do CCVM no dia 6 de março, às 19h, para o show Imensidão, que une ritmos ancestrais e a energia do candomblé. Já no dia 7 de março, às 10h, a pesquisadora Raquel Noronha conduz o Apontamentos, com uma reflexão sobre o Antropoceno e propostas para regenerar o planeta.
Oficina de breaking e exposição itinerante
Para os fãs de dança urbana, a oficina Break no Pátio acontece no dia 1º de março, às 16h, com os B-boys Skylo e Macaxeira. Além disso, a exposição itinerante ZIMAR, do artesão maranhense Eusimar Meireles, segue em cartaz no Museu de Arte do Rio até 7 de abril, apresentando mais de 60 caretas confeccionadas com materiais inusitados.
Leia outras notícias em cubo.jor.br. Siga o Cubo no BlueSky, Instagram e Threads, também curta nossa página no Facebook e se inscreva em nossos canais, do Telegram e do Youtube. Envie informações e denúncias através do nosso e-mail.


Deixe um comentário